Nacional

  • Início •
  • Blog

Febre Maculosa: adolescente com suspeita morre em Campinas

Da redação

14/06/2023


Na noite da última terça-feira, 13, foi confirmada a morte do adolescente, de 16 anos, com suspeita de febre maculosa. Ele estava internado desde a última sexta-feira, 9, em um hospital privado de Campinas-SP e seu caso havia sido notificado à Vigilância em Saúde como suspeita de febre maculosa, dengue, leptospirose ou meningite.

A causa da doença ainda não foi confirmada, mas o material coletado está em análise no Instituto Adolfo Lutz. 

A família do adolescente, confirmou que ele esteve no dia 27 de maio, na festa que aconteceu na Fazenda Santa Margarida, distrito de Joaquim Egídio, mesmo local onde outras três pessoas morreram em consequência de complicações com a doença.

Segundo a Prefeitura de Campinas, em razão dessas confirmações, a ocorrência configura-se como um surto de febre maculosa localizado e o distrito de Joaquim Egídio foi mapeado como área de risco para a doença.

 

O que é a febre maculosa?

É uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável e pode ter desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. A febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato.

Os principais sintomas da febre maculosa são: febre alta e súbita, cefaleia, hiperemia conjuntival, dor muscular e articular, mal-estar, dores abdominais, vômito, diarreia e exantema.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1