Esportes

  • Início •
  • Blog

“A PM está e estará presente, mas cada um na sua função”, diz porta-voz sobre confronto no Batistão

Da redação

13/06/2016


Na manhã desta terça-feira, 13, o Jornal da Fan entrevistou o Tenente-Coronel J. Luiz, porta-voz da Polícia Militar do Estado de Sergipe, que falou sobre o confronto entre a torcida organizada do Confiança e a torcida visitante, do Náutico, clubes que se enfrentaram na noite de ontem, na Arena Batistão, em jogo válido pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C.

Na noite desta segunda-feira, 12, torcedores do Confiança e do Náutico entraram em confronto na arquibancada da Arena Batistão, na área onde estavam os tapumes que delimitam o espaço de cada torcida. A briga aconteceu antes que a partida tivesse início.

Nas redes sociais, muitas críticas foram direcionadas à PM, que, no julgamento dos internautas, demorou a intervir na briga entre as organizadas. O porta-voz da PM, então, explicou para os ouvintes da Rádio Fan FM quais são as atribuições da polícia em eventos como este e quais os protocolos de segurança que devem ser seguidos, tanto pelos policias, quanto pelos organizadores do evento.

“É preciso dizer as responsabilidades dos órgãos participantes da segurança numa praça de grandes eventos, como num jogo de futebol. A PM tema responsabilidade pelo policiamento externo do estádio e no policiamento do gramado, para garantir a segurança do árbitro de futebol. Esse policiamento interno só é utilizado com a solicitação do árbitro, do presidente da partida e do comandante do policiamento no local”, explicou o porta-voz da PM-SE.

Ele ressaltou que as torcidas estavam se provocando desde o início do pré-jogo, mas que a confusão foi iniciada pela torcida do Náutico, que se aproximou primeiro do alambrado que separa as duas torcidas e passou a xingar torcedores do Confiança e chamá-los para a briga.

“Essa confusão foi antes do início da partida. Aquela parte da arquibancada é de responsabilidade da organização do evento e nesse momento da briga o pessoal ainda estava se posicionando, quando o comandante do policiamento determinou que a equipe do Choque subisse e resolvesse a ocorrência. Foi apenas esse transtorno que houve e a dispersão foi tranquila. Depois da partida fizemos a escolta do ônibus do Náutico e, na parte externa, não tivemos problema nem antes e nem após o jogo. Vale ressaltar que um dos membros da torcida do Confiança que estava na confusão tinha um mandado de prisão em aberto e foi preso”, disse o tenente-coronel.

J. Luiz ainda destacou que o Comandante-Geral preocupado com as cenas de ontem, mandou instaurar uma comissão para tratar sobre eventos em praças esportivas. “A gente vai trazer às tratativas a organização do evento e a Federação de futebol. Também vamos provocar o Ministério Público, para nos ajudar e positivar essas questões relacionadas à responsabilidade de cada um. A Polícia Militar está e estará presente, sim, mas cada um na sua função. Caso haja necessidade, a PM apoiará a entidade privada que estará lá, fazendo seu papel nas arquibancadas”, disse o porta-voz, que destacou que a confusão também contou com a participação de torcedores do Sergipe, que são aliados da torcida do Náutico.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1