Domingueira
- Início •
- Blog
Com base aliada ‘de joelhos’, Fábio Mitidieri perde colaboração crítica
Por Narcizo Machado
11/06/2023
O sonho dos constituintes, deputados e deputadas que se dedicaram em formatar e aprovar a Constituição de 1988, era retomar a democracia e o pensamento de Montesquieu, quando criou a tese do Estado Democrático de Direito, ou dos Três Poderes. Um Estado em que três instituições, Executivo, Legislativo e Judiciário, conviveriam harmonicamente entre si.
Só esqueceram que o ser humano é sempre capaz de complicar e desvirtuar tudo, para buscar seus interesses pessoais. Para direcionar a nossa análise, focaremos na relação Executivo e Legislativo. Mais especificamente em Sergipe, Governo do Estado, com o atual governador Fábio Mitidieri no comando e a Assembleia Legislativa de Sergipe, que obteve renovação recorde em 2022.
Um Parlamento forte e em atalaia, ajuda o Executivo a não vacilar e colabora com sugestões e proposições apontando caminhos, criticando erros e, claro, elogiando os acertos. Um Legislativo ‘lagartixa, submisso e de joelhos’, faz mal à democracia e à população.
Vejamos o exemplo da Câmara Federal. Ao lançar o ‘arcabouço fiscal’, Haddad foi criticado por parlamentares do PT e, isso mesmo, do PT. Linderberg Farias achou a proposta conservadora e norteada por uma uma política neoliberal. Parlamentares do partido do presidente, criticando a proposta do presidente.
Receber críticas da oposição é normal, por isso o destaque dessa postura de alguns petistas.
A maior parte dos que fazem a base de Mitidieri se avassala em postura silenciosa, são incapazes de entender que o mandato foi dado pelo povo e que para o povo devem trabalhar. Há excessões? Sim! Raras, mas há. A maioria resume o mandato a apresentar indicações e moção de aniversário.
Com a perda da colaboração crítica, resta ao governador redobrar as atenções com sua equipe e não se esquivar de ouvir o povo, entendendo o legítimo papel da população de cobrar políticas públicas de qualidade.
NOTAS DA SEMANA
Jeferson Andrade surpreende
O deputado Jeferson Andrade surpreendeu ao conseguir a sua reeleição antecipada. Jeferson mostrou habilidade e liderança, evitando, assim, a formação de uma candidatura contra sua continuidade.
Liderança não topou
Uma importante liderança política foi procurada por deputados de oposição para a formação de uma chapa alternativa. Somariam seis votos, aos que estariam sob a tutela desta liderança, e buscariam mais dois da situação que estariam “insatisfeitos”. Com o empate, venceria o candidato mais velho.
Empresários satisfeitos
Empresários do setor de Turismo estão satisfeitos com a política de Turismo do governador Fábio Mitidieri. O empresário do grupo Vidam, Professor Wilson, rasgou elogios durante entrevista ao Jornal da Fan. Outro que mostra boa expectativa é Emanuel Oliveira. Eles estão motivados com a postura de Fábio de tomar a frente efetivamente do Turismo no estado.
Entraves caindo
Chega a informação de que entraves estão caindo para que, em breve, investimentos, antes bloqueados por pendências judiciais, sejam retomados em Sergipe. A tendência é que Canindé dispute de forma acirrada com Piranhas por novos empreendimentos de qualidade que devem surgir. Que assim seja!
Luciano com Belivaldo
Chamou atenção a declaração do deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas) afirmando apoio a uma pré-candidatura de Belivaldo Chagas a prefeito de Aracaju. O partido de Luciano tem o vereador Fabiano Oliveira se colocando à disposição do grupo governista. Questionado sobre ter um nome do partido e declarar apoio a outro, ele responde demonstrando surpresa: “Fabiano pretende ser candidato? Não fui comunicado.”
Batalha Neto focado
O deputado estadual Neto Batalha (Progressistas) não tem feito esforço para ser, em 2024, o nome da oposição em São Cristóvão. Questionado sobre sua postura, ele argumenta que está focado no mandato e que há outras opções competitivas no município.
Neto quer união
A única certeza de Neto é que há necessidade de união das oposições para disputar com o candidato de Marcos Santana. Para ele, o pleito de 2020 já indicou que, separada, a oposição perde.
Katarina no Jornal da Fan
Amanhã, segunda-feira, o Jornal da Fan recebe a deputada federal Katarina Feitoza. Um balanço do mandato e assuntos de interesse da sociedade serão abordados.
Geová na lama
O vereador Geová de Jesus de Nossa Senhora do Socorro gravou vídeo entrando em uma poça de lama no Guajará. A comunidade é afetada por problemas sérios de infraestrutura e a prefeitura não consegue destravar investimentos no local. Abandono total da localidade.
Rogério contra
Contrariando as especulações apontadas pela imprensa nacional, de que Lula dialoga com aliados do União Brasil para troca de ministros com o objetivo de consolidar maioria no Congresso, o senador petista Rogério Carvalho publicou duro artigo onde cita “herança maldita”, se referindo ao governo Bolsonaro e afirma não ser hora para trocar ministros.
AM e FM
Continua a boa sintonia entre André Moura e o governador Fábio Mitidieri. Eles conversam com frequência sobre o governo e analisando cenários para 2024. Sabem que não poderão estar juntos em todos os municípios e isso não trará crises. André tem dito que Fábio cumpriu 100% com seu agrupamento.
Bom articulador
O suplente de vereador em Nossa Senhora do Socorro Gledson Oliveira tem se destacado na articulação política. Tanto em Socorro, quanto em outros municípios, ele tem atuado para orientar seus aliados. Ele é entusiasta da pré-candidatura de Yandra em Socorro.
Assédio no HU
Há uma investigação na Polícia Federal de suposto assédio moral e sexual no Hospital Universitário de Lagarto. A informação foi divulgada ontem por Laelson Correia. O hospital emitiu nota dizendo que o profissional acusado foi afastado do cargo de chefia.
Tabata e João Campos
Estiveram em Tobias Barreto a deputada federal Tabata Amaral e o prefeito de Recife, João Campos. O casal veio prestigiar a festa de casamento da mãe de Tabata. Segundo informações, o padrasto da deputada é natural do povoado Fontinha.