A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) anunciou medidas que visam agilizar os processos de atendimento, emissão e entrega da carteira de identidade ou RG. De acordo com a pasta, será disponibilizada uma Central de Atendimento por telefone a partir da próxima segunda-feira, 12.
Já no dia 17 de junho, segundo a SSP, haverá um mutirão para o agendamento da emissão do RG na sede do Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG).
“Na data, a população que ainda não conseguiu o seu agendamento será atendida. Nesse momento, um correspondente bancário estará próximo ao IIWSG para que o cidadão não se desloque para o pagamento”, detalha o diretor do Instituto, Jenilson Gomes.
As medidas foram anunciadas após reclamações de cidadãos sobre a dificuldade de realizar o agendamento necessário para a emissão do documento.
Central Telefônica
De acordo com a SSP, a Central de Relacionamento vai funcionar nos dias úteis das 7h às 17h, inicialmente para o atendimento às dúvidas dos cidadãos quanto à carteira de identidade, certidão de bons antecedentes, consultas cadastrais e demais serviços. A previsão é que em breve também seja possível fazer o agendamento para a emissão da carteira de identidade pela Central.
Agenda Fácil
Ainda segundo a pasta, o sistema Agenda Fácil também deverá ser reformulado. A expectativa é que até o mês de julho sejam feitas correções visuais no sistema e a posterior abertura do calendário.
Pré-Atendimento
A SSP também afirma que irá disponibilizar outro canal de agendamento para a emissão do RG, através de um sistema de pré-atendimento, no site da Secretaria.
“Está sendo construído um novo sistema, em que, no início do expediente, às 7h, o sistema será aberto. Mas, ao contrário do sistema atual, o cidadão não precisará correr, pois haverá um tempo maior para esse processo. Em caso de reprovação de fotos ou dados, o sistema será informado e entrará no sistema para corrigir a qualquer tempo, sem a necessidade de espera do dia seguinte”, completou o diretor Jenilson.