Nacional
- Início •
- Blog
Desmatamento na Amazônia cai 31% de janeiro a maio em comparação com 2022
Da redação
08/06/2023
No acumulado de janeiro a maio de 2023, o desmatamento caiu 31% na Amazônia Legal, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Os dados foram divulgados nessa última quarta-feira, 07, e coletados a partir do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter). O sistema é um levantamento rápido de alertas de evidências de alteração da cobertura florestal na Amazônia, feito pelo Inpe, como forma de orientar o trabalho de fiscalização ambiental.
Nos primeiros meses deste ano foram 1.986 quilômetros quadrados (km²) de área desmatada, contra 2.867 km² de área desflorestada entre janeiro e maio de 2022. Esse número representa uma reversão da tendência de desmatamento, que chegou a aumentar 54% no segundo semestre do ano passado.
Segundo informações do MMA, a maior parte do desmatamento, cerca de 46%, ocorreu em imóveis rurais com um registro público no Cadastro Ambiental Rural (CAR), em que o governo consegue identificar o responsável pela área, seja um proprietário ou posseiro em processo de regularização fundiária.
Outros 21% da área desmatada foram em assentamentos rurais e 15% em áreas de florestas públicas não destinadas. Percentuais menores foram observados em unidades de conservação, terras indígenas e áreas de preservação permanente.
Foto: TV Brasil