Cidade
- Início •
- Blog
Moradores reclamam de mobilidade restrita e problemas em obra da ponte do Parque dos Cajueiros
Da redação
03/06/2023
Um acesso restrito ao Parque dos Cajueiros, localizado na Zona Sul de Aracaju, e a dificuldade de mobilidade nesse trecho da Avenida Beira Mar é o que reclamam moradores e cidadãos que passam pelo local todos os dias. A preocupação é ainda com a iminente conclusão da obra na ponte Juscelino Kubitschek, sobre o rio Poxim, e a ampliação de vias no trecho.
Com a obra de ampliação, executada pela Prefeitura de Aracaju, a ponte passará de duas para três faixas de rolamento nos dois sentidos, com uma ciclovia e uma pista para pedestres. Segundo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a ampliação dará mais fluidez ao trânsito na região. De acordo com moradores, no entanto, a reforma não contempla a situação do pedestre.
“Um dos grandes sonhos de morar nessa região era ter fácil acesso ao calçadão da Beira Mar e à ciclovia, tal foi a surpresa a gente realizar que não há uma passagem fácil por aqui, não existe uma faixa nessa região do Parque dos Cajueiros. Logo na sequência, a gente enfrentou a reforma da ponte, começou a ser concretado um retorno no pé, o que é uma situação atípica, esse retorno já existia, e isso poderia ser repensado, um retorno não atende a situação do pedestre”, relatou.
Questionada sobre a viabilidade do retorno na região, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), informou que não há previsão de fechamento. O órgão aponta que o retorno é importante para os condutores que saem da avenida Tancredo Neves e desejam acessar a região central.
“O retorno foi construído estrategicamente neste local, devido à largura do canteiro central que é fundamental para a segurança do trânsito. Nos demais trechos da avenida, o canteiro central é estreito.O retorno também é utilizado pelos condutores que vem da Atalaia e desejam acessar os condomínios que existem na localidade”, foi expresso pela SMTT.
Em meio a situação, moradores da localidade estão organizando um abaixo-assinado, que está sendo apresentado em vários condomínios comércios na região, com a principal requisição de um semáforo de dois tempos no cruzamento das Avenidas Beira Mar e Paulo Silva, permitindo acesso ao Parque dos Cajueiros e o escoamento do trânsito do bairro sentido Centro.
“Resolve também a situação do escoamento de veículos que aumentou muito na região, como também a situação do pedestre”, completou o morador Gustavo.
Observando ainda o que estava acontecendo na construção da ponte, moradores organizaram um documento com sugestões de implantação para a Prefeitura de Aracaju e a SMTT.
“Sugerimos o fechamento desse retorno, os carros seriam recolhidos por essa praça próximo ao comércio e a nova academia, eles retornariam em um sinal que interromperia o trânsito para carros, dando a possibilidade também dos pedestres atravessarem. Outra opção é fazer um recolhimento na avenida Joaquim Martins Fontes até a avenida que termina no Parmegianno, um pouco mais a frente, um sinal naquela região já havia sido projetado pela Prefeitura”, finalizou o morador.