Cidade

  • Início •
  • Blog

Isac Silveira quer saber onde é investido recurso das multas e dispara: “O trânsito de Aracaju é muito ruim”

Da redação

01/06/2023


O Jornal da Fan entrevistou o vereador Isac Silveira (PDT), na manhã desta quinta-feira, 1°, ocasião em que o parlamentar comentou sobre a falta de informação no que se refere à destinação das multas aplicadas pelos órgãos municipais de trânsito, o que, para ele, figura como falta de transparência por parte da administração municipal sobre algo que é de interesse público.

“Nós apresentamos, já há alguns dias, um requerimento que trata da arrecadação com multas aqui em Aracaju. Em 2022, a previsão era de arrecadar R$ 20 milhões em multas, mas essa perspectiva foi ultrapassada e chegou a R$ 23 milhões. Quando você acessa o site da Prefeitura de Aracaju e se reporta à janela que dá acesso à SMTT, há essa informação, mas   não conseguimos encontrar informações sobre onde a parte desses recursos que fica com Aracaju foram investidos. Não há transparência nenhuma”, disse Isac.

O vereador ressalta que, por uma questão de obrigatoriedade legal, esse recurso deve ser utilizado no trânsito, sejam investimentos em infraestrutura, educação no trânsito, sinalização, mobilidade, reparo das vias ou qualquer outro tipo de investimento que tenha por objetivo melhorar as condições do trânsito para motoristas e pedestres.

“As multas exigem do órgão gestor do Município esses tipos de investimento e a gente desconhece efetivamente um investimento com maior qualidade. Aliás se a Câmara já se reportou a algum órgão da Prefeitura e do Poder Executivo com maior contundência, foi com a SMTT. Vereadores da vase aliada, vereadores de oposição, todos têm questionado à administração de Renato Telles. Portanto, com muita dificuldade, a Câmara mais uma vez mostrou independência e por 9 a 7 aprovou o requerimento”, ponderou o vereador.

O vereador também critica com veemência a gestão do o Superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, Renato Telles e ainda ressaltou que, na visão parlamentar dele, a relação entre a Câmara Municipal e a SMTT ficou tão desgastada em função dessa questão, que ele a classificou como “insuportável”.

“Chegou-se a um ponto insuportável nessa relação do Legislativo Municipal com a SMTT. Renato Telles esteve lá conosco, com uma passagem deprimente, sem informações, sem nenhum tipo de estudo para apresentar, nem nada. Ele esteve à disposição da tribuna e ele, de forma mais tergiversadora, deu as informações. Na semana passada também, houve uma audiência pública e a frase dele foi ‘eu vim aqui para ouvir’. A gente já não suporta mais essa omissão da SMTT. O trânsito de Aracaju é muito ruim. Nas ruas e avenidas dos bairros mais periféricos, inexiste a presença de sinalização. Faixa de Pedestre: Meu Deus, isso é uma luta de muito tempo. As explicações dadas por Renato Telles, das vezes em que estive com ele, foram vazias. Me parece que há uma insolvência, uma ação pouco proeminente da SMTT, e aí gera esse sentimento, em todos nós, de enfrentamento a esse processo”, ressaltou o vereador.

 

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1