Cidade
- Início •
- Blog
Insatisfeitos com o edital do Forró Siri, músicos de Socorro acusam Secretaria de favorecimento
Da redação
29/05/2022
Na manhã desta segunda-feira, o Jornal da Fan deu destaque à insatisfação por parte dos músicos de Nossa Senhora do Socorro com relação ao edital do Forró Siri. Segundo os artistas, houve um sorteio que, segundo os insatisfeitos, não contemplou todos os artistas.
O cantor Garizinho de Luxo falou para os ouvintes do Jornal da Fan sobre o problema. “A Secretaria convocou os músicos para a realização de um sorteio. Dentro do sorteio, sortearam apenas 20 apresentações, dentre os quais artistas de capoeira, lambada, circo e perna de pau, que também está dentro do circo. O que acontece é que nós, músicos, participamos desse mesmo sorteio, junto com os artistas desses outros segmentos. O nome do palco é Palco da Diversidade. Até aí, tudo bem, porém, eu acho que quem vai para o Forró Siri, não vai para ver capoeira, perna de pau e nem circo. Acho que eles deveriam ver um outro momento para apresentar essas culturas”, disse o músico.
Garizinho de Luxo ainda disse que participou do processo do sorteio, ao qual ele direciona duras críticas. “Eles só sortearam 20 bandas, pois informaram que o prefeito só tinha autorizado a contratação de 20 bandas e que, além dessas, não entraria mais nenhuma, que se passasse desse número, a Secretaria teria que se responsabilizar pela contratação. Estive nesse sorteio, via as bandas que foram sorteadas, mas, no outro dia, a Secretaria de Comunicação postou os nomes que foram sorteados e entraram cinco bandas a mais do que as que foram sorteadas. Eles escolheram a dedo mais cinco bandas. Eu queria saber o que é que tem nessa Secretaria da Cultura que eles fazem o que querem e fica por isso mesmo e a gente tem que aceitar o que o secretário quer escolher do jeito dele”, reclamou Garizinho.
O músico disse que outros artistas também reclamaram do sorteio, mas que não receberam nenhum tipo de retorno da Prefeitura. Para os artistas, além de ter faltado transparência ao processo de seleção das bandas que se apresentarão no Forró Siri, houve também favorecimento no processo de escolha.
“Se era para colocar mais essas cinco bandas que eles colocaram, que escolhessem dentre aquelas que estavam presentes no sorteio. Agora, o secretário Nathan Reis escolher mais cinco bandas favorecendo a ele. Escolheram bandas e músicos que não estavam no sorteio e que não foram sorteados na ocasião. A impressão que fica, é de que houve favorecimento, mas a Secretaria de Cultura é de todos e o direito que um tem, o outro tem que ter também ”, ressaltou o artista.
O Jornal da Fan tentou contato com o Secretário de Cultura de Nossa Senhora do Socorro, Nathan Reis, mas não houve sucesso em obter respostas aos questionamentos suscitados pelos artistas locais, que estão se programando para ir à Secretaria de Cultura para cobrar esclarecimentos da pasta.