Cidade

  • Início •
  • Blog

“Realmente nos preocupa, estamos em alerta”, diz secretário de Agricultura de Sergipe sobre gripe aviária

Da redação

26/05/2023


Em entrevista à radialista Magna Santana, da rádio Fan FM, nesta sexta-feira, 26, o secretário de Agricultura de Sergipe Zeca da Silva comentou sobre as ações que estão sendo empreendidas a partir do comunicado de risco, com assunto emergência zoossanitária em função da gripe aviária, em todo território nacional por 180 dias.

Em Sergipe, não há registro de casos suspeitos, mas de acordo com o secretário, o estado realiza ações preventivas e planos para possíveis contingenciamentos. 

“A gente vai receber o levantamento do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), pra gente apresentar aos nossos técnicos e ver quais os planos de ação que vamos fazer. A diretoria de Defesa Animal já está acionada com todos os técnicos nas fronteiras, mas realmente nos preocupa, estamos em alerta”, disse Zeca da Silva.

Ainda segundo o secretário, uma reunião entre representantes de órgãos como a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e a Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri) será realizada para articular possíveis planos a serem adotados.

“A gente tem que fazer as prevenções, e por isso, os técnicos também participarão dessa reunião pra gente ver qual é o contingenciamento que vamos fazer. A gente se preocupa muito porque esse tipo de gripe se alastra com facilidade, vai pelo ar, pelas aves, ou seja, voa, é complicado”, detalhou.

Na oportunidade, Zeca da Silva também avaliou que o diálogo já estabelecido com criadores de animais pode facilitar a conscientização sobre os cuidados necessários para conter a doença. 

“Depois dessa reunião vamos tomar decisões. Já temos encartes para começar a distribuir, mas como a gente já tem esse link semanal com os criadores, não vamos ter dificuldade de alertá-los e propagar qualquer ação que venhamos a fazer, já temos uma relação muito próxima com eles”, completou.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1