Cidade
- Início •
- Blog
“Façam homenagem para mim em vida”, diz Maria Feliciana, eterna Rainha da Altura
Da redação
25/052023
O Jornal da Fan desta quinta-feira, 25, trouxe para o ouvinte da Rádio Fan FM a divulgação do Bingo Beneficente que será realizado em prol de Maria Feliciana, célebre sergipana considerada uma lenda viva.
Maria Feliciana se destacou nacionalmente e levou o nome de Sergipe para todo o Brasil e para o mundo ao ser eleita, em 1964, no Programa do Chacrinha, a mulher mais alta do Brasil e do mundo, aos 23 anos. Na ocasião, com seus 2,25 metros de altura, recebeu a faixa e a coroa das mãos do ator e comediante Grande Otelo e do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, com quem viajou em turnê, também acompanhada de Dominguinhos e do cantor sergipano Josa. Feliciana fez diversas apresentações e ostentou o título recebido por décadas.
Em 1970, foi construído em Sergipe aquele que foi considerado o prédio mais alto do Nordeste, o Edifício Estado de Sergipe. O prédio foi popularmente batizado de ‘Maria Feliciana’, em alusão à ilustre sergipana, que na época era mulher mais alta do país.
“Percorri o Brasil todo, todas as capitais e maiores cidades do país. Onde eu chagava, todos iam assistir. O pessoal gostava demais, os circos e cinemas ficavam lotados. Todos tiravam fotos comigo, todos os jornais, rádios e canais de TV me entrevistavam. Viajei dois meses com Luiz Gonzaga. Foi muito bom”, disse a célebre sergipana, que é natural de Amparo do São Francisco e aos 16 anos se mudou para Aracaju, onde vive até hoje.
Maria Feliciana também foi atração de circo, jogadora de basquete e cantora. Atualmente, aos 77 anos, a Rainha da Altura sofre de osteoporose, trombose e úlceras nos dois pés, o que a impossibilitou de andar. Em função dos problemas de saúde enfrentados, será realizado um bingo beneficente no próximo domingo, 28.
“A gente enfrenta dificuldades impostas pela condição de vida dela, que hoje é limitada e requer um cuidado diferenciado, em função da estatura dela. Ela vive em uma cama hospitalar, faz uso de fraldas, medicações, suplementos, alimentação especial, mas estamos aqui sempre a postos para cuidar dela”, disse a filha de Feliciana.
O evento acontece no próximo domingo, 28, no Clube do Banese, na Atalaia, às 12h, data em que Maria Feliciana também celebrará seu aniversário de 78 anos. “Façam homenagem para mim em vida, pois depois de morrer, eu não quero mais homenagem”, disse a Rainha da Altura.