Cidade

  • Início •
  • Blog

Em Sergipe, 80% dos desaparecimentos registrados são de crianças e adolescentes

Da redação

25/05/2023


Apenas nos quatro primeiros meses deste ano, 59 crianças e adolescentes foram registradas como desaparecidas em Sergipe, segundo informações da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). A estatística foi divulgada nesta quinta-feira, 25, em alusão ao Dia Internacional da Criança Desaparecida.

O levantamento, feito pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Ceacrim), aponta que no estado, 80% dos desaparecimentos registrados são de crianças e adolescentes. Em uma série histórica, de janeiro de 2021 a abril de 2023, foram dados como desaparecidos 320 jovens em Sergipe.

“Quando se procura essa criança e não a encontra em casa, na escola ou em qualquer situação semelhante, ela é considerada desaparecida. No primeiro momento, em que você faz aquela busca na família e na vizinhança e a criança não é encontrada, é preciso ir imediatamente registrar o boletim de ocorrência”, detalha o delegado Ronaldo Marinho, da Delegacia Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (Deacav).

Segundo as informações policiais, diversas situações podem desencadear o desaparecimento, como questões voluntárias, quando a criança se perde ao percorrer um caminho, por exemplo, além de casos de sequestro ou conflitos familiares. De acordo com o delegado Ronaldo Marinho, é preciso ter cuidado com as crianças e adolescentes, além de orientá-los.

“As crianças precisam saber o nome do pai e da mãe, pois às vezes não sabem dizer o nome dos responsáveis. Também é interessante que a criança saiba o nome do bairro em que mora e da cidade em que vive, já que são informações relevantes para facilitar que a polícia encontre os pais e responsáveis da criança que está desaparecida”, complementou.

Acionamento e busca

Mesmo sem indicação de que o desaparecimento pode estar ligado à prática de algum crime, com as informações comunicadas à polícia, as equipes mais próximas ao local são acionadas. 

Em Aracaju, a Deacav fica localizada no DAGV, que fica situado na Rua Itabaiana, nº 258, no bairro São José, na região central de Aracaju. 

Os casos também podem ser comunicados com o registro do boletim de ocorrência em qualquer delegacia da Polícia Civil. Informações sobre pessoas desaparecidas podem ser encaminhadas à polícia por meio do Disque-Denúncia, no telefone 181. Os casos de urgência e flagrantes podem ser direcionados à Polícia Militar pelo telefone 190.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1