Nacional
- Início •
- Blog
Google tira do ar jogo 'Simulador de Escravidão', que permitia castigar pessoas negras
Da redação
24/05/2023
Nesta quarta-feira, 24, em meio a uma discussão nacional sobre o racismo, um jogo eletrônico em que o usuário é um “proprietário de escravos” teve grande repercussão nas redes sociais. O jogo estava disponível na plataforma Google Play, mas saiu do ar na tarde de hoje.
No jogo, denominado “Simulador de Escravidão”, o usuário é estimulado a obter “lucro” e contratar guardas para evitar rebeliões. O jogo mostra imagens de pessoas acorrentadas, inclusive um homem negro, que aparece coberto de grilhões.
De acordo com a plataforma, o jogo havia sido baixado mil vezes até a manhã desta quarta. Nos comentários sobre o game na plataforma, algumas pessoas reclamavam de poucas possibilidades de agressão.
Após a repercussão do caso, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) publicou em sua conta no Twitter que entrará com representação no Ministério Público por crime de racismo pedindo a prisão dos responsáveis.
“A própria existência de algo tão bizarro à disposição nas plataformas mostra a URGÊNCIA de regulação do ambiente digital”, disse o parlamentar que é relator do PL das Fake News (PL 2630/220).