Esportes

  • Início •
  • Blog

Governo divulga nota conjunta em repúdio a racismo contra Vini Jr

Da redação

22/05/2023


A ministra das Relações Exteriores substituta, a embaixadora Maria Laura da Rocha, considerou como dignos de desprezo os atos de racismo registrados nesse último domingo, 21, contra o jogador de futebol brasileiro Vini Jr, atacante do clube espanhol Real Madrid.

Nesta segunda-feira, 22, durante a abertura do seminário Brasil-África: relançando parcerias, no Palácio Itamaraty, em Brasília, a embaixadora destacou a recorrência dos atos de racismo. 

“Espanta a persistência dos crimes que são cometidos contra o atleta brasileiro, contra todos os afrodescendentes, e sim, contra toda a humanidade a cada cântico e a cada gesto racista lançado contra o jogador”, expressou. 

Após o ocorrido, o governo brasileiro divulgou nota conjunta à imprensa de repúdio aos ataques racistas. Assinam a nota os Ministérios das Relações Exteriores, da Igualdade racial, da Justiça e Segurança Pública, do Esporte e dos Direitos Humanos e da Cidadania. 

O governo federal lamentou profundamente ao governo da Espanha que “até o momento, não tenham sido tomadas providências efetivas para prevenir e evitar a repetição desses atos de racismo”. Houve também a cobrança de urgência na adoção de medidas sobre a recorrência dos casos de racismo cometidos contra o atleta naquele país. 

Foto: REUTERS/Pablo Morano

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1