Domingueira
- Início •
- Blog
Liderança de Cristiano Cavalcante pode ser foco de problemas para Fábio Mitidieri
Por Narcizo Machado
21/05/2023
Fazendo uma análise dos líderes de governo ao longo dos últimos anos, fica fácil entender porque parte da base aliada de Fábio Mitidieri na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) começa a se movimentar nos bastidores para sugerir, quem sabe em breve, uma substituição do atual líder.
Se formos analisar a trajetória de Cristiano, veremos poucos casos parecidos na história política. Sem família tradicional, prefeito por oito anos de um pequeno município, Ilha das Flores, conseguiu montar projeto político para se tornar o deputado estadual mais votado. É uma coisa muito, mas muito rara na política sergipana.
Causa incômodo também no mundo político, mesmo que seja informação extra oficial, os rumores de que, ao lado da esposa, Silvany Mamlak, atual prefeita de Capela, Cristiano estaria arquitetando um projeto audacioso para ser deputado federal em 2026 e Silvany deputada estadual.
Nas últimas semanas, o líder de Fábio fez a pauta política abafar com fatos negativos o esforço do governo em construir pautas positivas. Primeiro veio a distribuição de dinheiro, jogando cédulas para cima, fato reprovado e criticado. Consequência? Um líder investigado pelo Ministério Público.
Na sequência, uma denúncia de que Cristiano estaria atuando com um laranja para comprar uma usina na região Norte. A operação na casa dos milhões envolve a cooperativa de rizicultores de Ilha das Flores. Onde encontraram volumosos recursos? Foi o questionamento. Sergipe sabe que houve um grupo econômico sólido que tentou comprar a mesma usina e não conseguiu.
Para completar, o Tribunal de Contas de Sergipe (TCE-SE) resolveu autorizar auditoria na Previdência de Ilha das Flores sobre o período em que Cristiano foi prefeito. A denúncia é de fraudes no instituto. Houve pedido do MP de Contas para celeridade na auditoria. Há quem diga que a situação é escandalosa e Cristiano pode ter a perda de direitos políticos. Ele, em nota recente, afirmou que há superávit no instituto e que vê com naturalidade a medida.
Os dois últimos líderes de governo, na memória recente da população, foram Francisco Gualberto e Zezinho Sobral. Não tiveram, na função, qualquer tipo de problema externo que pudesse fazer ruir as bases de sua posição em defesa de um governo.
O exemplo concreto, Linda Brasil comparou o aumento de 2,5% dado aos servidores com as notas jogadas por Cristiano ao povo de Ilha das Flores, chamou de migalhas e humilhação. Se a moda pega, o líder complica o debate político que já não é fácil. A competente oposição saberá aproveitar cada caso.
Fiel e famoso por cumprir acordos, Fábio Mitidieri não deu sinais de possível troca da sua liderança. Pelo seu perfil, deixa demonstrar que jamais faria isso publicamente expondo um aliado. É aguardar para ver até onde o governo e a base lidarão com parcimônia com os fatos e em que momento os incomodados agirão sugerindo substituição.
NOTAS DA SEMANA
Fábio comenta inauguração
Após ato de inauguração do IFS em Poço Redondo e assinatura de ordem de serviço para retomada da obra do IFS Aracaju, Fábio Mitidieri foi questionado sobre a importância das ações. “Hoje tivemos um grande dia em Poço Redondo. Três ministros de Estado na nossa terra anunciando investimentos, entregando obra. Muito prestígio do nosso governo junto ao governo federal. Ponto para Márcio Macêdo, que mostra habilidade e vem construindo pontes entre os governos estadual e federal”, analisou Fábio.
Fábio pede ajuda a Rui Costa
O governador aproveitou a oportunidade da presença do ministro Rui Costa, que foi governador da Bahia, e pediu engajamento dos dois estados para pressionar a Acelen a fazer integralmente o repasse da redução de preços adotada pela Petrobras. Postos sergipanos não receberam.
Passagem de Márcio I
Além de inauguração, Márcio fez em Sergipe agenda com movimentos sociais e visitou São Cristóvão, onde, ao lado do prefeito Marcos Santana ligadíssimo a Rogério Carvalho, visitou o projeto Mesa Solidária do MTST e anunciou a construção de 107 casas populares.
Passagem de Márcio II
O ministro aproveitou e foi ariar a fivela. Prestigiou o forró dos funcionários do Cirurgia. No palco comentou da liberação de emendas para o hospital e para outras entidades filantrópicas.
Ficou feio para Rogério
Rogério tem denunciado que a eleição de Sergipe teve abuso de poder econômico. A quem cabe a decisão? A Justiça Eleitoral. Até que alguma decisão seja tomada, se é que virá a ser, Fábio é o governador e Rogério, mesmo na oposição, precisa ter com o gestor estadual uma relação republicana. Não é o que tem ocorrido.
Ficou feio para Rogério II
Uma prova do quanto essa posição radical é mal vista pela sociedade. Foram as críticas que o senador recebeu por não ter comparecido à inauguração do Campus do IFS em Poço Redondo. Não era um evento do governo local e, sim, um evento do governo Lula. Como pode o único senador do PT não estar presente?
Racha no PT
A postura de Rogério tem deixado a sociedade e os bastidores da política com a clareza de que há um racha no PT entre ele e o ministro Márcio Macedo. Observem que até a imprensa nacional tem abordado esse clima entre os dois. Metrópoles e Veja são exemplos.
Rogério na CPI
Segundo informações da assessoria do senador, o petista fará parte da CPI do 8 de janeiro, batizada como CPI dos Atos Golpistas ou CPI do Golpe. Antes contrário, Rogério agora comemora nas redes sociais a instalação da comissão. Bom de debate, não há dúvidas que terá grande papel.
Rogério crítica desemprego
O senador Rogério criticou nas suas redes sociais a posição de Sergipe no ranking do desemprego no Brasil. Segundo ele, “o governo está de braços cruzados”. Dados do IBGE mostram que Sergipe é o sexto. Lidera o ranking a Bahia, estado governado há 16 anos pelo PT.
Incoerência de petistas
Não há como negar que André Moura teve papel preponderante no impeachment de Dilma. Agora com nomeado na Codevasf, alguns petistas estão declarando nas redes sociais que estão se sentindo traídos. Isso nos obriga a lembrar que na pré-campanha de 2022, Rogério flertou com André Moura. Servia naquela época e não serve agora? Haja incoerência.
Prefeitos e a sucessão na Grande Aracaju Em Laranjeiras Juca será candidato à reeleição. Na Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo será candidato à reeleição e tem aglutinado apoios de ex-adversários. Em Socorro, Inaldo tenta alavancar o nome do secretário Renato Nogueira. Em São Cristóvão, o secretário Júlio Júnior é o nome de Marcos Santana.
Oposição na Grande Aracaju
Em Laranjeiras não se tem claro o cenário quanto ao candidato de oposição. Na Barra, PT e Airton Martins se mobilizam. Socorro, Samuel Carvalho e Fábio Henrique são nomes. Em São Cristóvão, Gedalva Umbaubá, Diego Prado e a família Batalha.
Empresários no PROCON
O Sindipese, sindicato dos donos de postos, se antecipou e foi ao Procon-Sergipe na última sexta-feira para pedir uma fiscalização nos postos. Com o anúncio da Petrobras, a pressão na revenda é grande. Todos querem mais economia.
Passa pela Câmara
Um grupo de vereadores de Aracaju tem se organizado para influir na escolha da formação da chapa majoritária do grupo governista na sucessão de Edvaldo Nogueira. Querem ser ouvidos e no mínimo indicar o nome para vice.
Nitinho federal
Uma fonte revelou que há uma grande chance de Nitinho assumir mandato de deputado federal. Fábio Reis substituiria o irmão na secretaria de Representação de Sergipe em Brasília e Nitinho, que é primeiro suplente do PSD, assumiria.
Sérgio Reis volta à Alese
Sérgio Reis voltaria a ser deputado estadual e o vereador Manoel Marcos voltaria à Câmara Municipal de Aracaju. Faltaria, segundo a fonte, apenas um diálogo com o governador Fábio Mitidieri para selar a movimentação.
Lembranças do Pré-Caju
Ao ver o lançamento da prévia carnavalesca do Brasil, lembrei do quanto o Pré-Caju já foi celeiro dos bastidores da política. Os camarotes davam sinais de possíveis acordos, os políticos testavam sua popularidade ao som de Bell Marques. Em novembro teremos esse clima de volta. O evento ocorrerá mais uma vez na Orla, com blocos e o Camarote Aju. As vendas já iniciaram.
Do Balacobaco
O evento organizado pelo vereador Vinicius Porto, mais uma vez, concentrou o público da política. Realizado no salão de festas Balacobaco, o forró teve a presença de vereadores, a exemplo de Fabiano Oliveira, o presidente da Câmara, Ricardo Vasconcelos, e de Nitinho. Os secretários de estado Jorginho Araújo e Jorge Teles também marcaram presença. O desembargador Roberto Porto e muitas personalidades do mundo jurídico estavam por lá.
Embargos de André David
O TSE formou maioria para rejeitar os embargos impetrados pela defesa de André David que tenta reformular a decisão que acatou o registro de candidatura de Eliane Aquino revertendo posição do TRE-SE. “Relator rejeitou os embargos de declaração, sendo acompanhado pelos Ministros Carlos Horbach, Benedito Gonçalves e Alexandre de Moraes (Presidente). Em seguida, o processo foi retirado da sessão de julgamento por meio eletrônico, em razão de pedido de destaque formulado pelo Ministro Nunes Marques. Não se manifestaram a Ministra Cármen Lúcia e o Ministro Raul Araújo.”, diz a certidão de julgamento publicada no último dia 17.
Aperfeiçoamento na Comunicação
A Secretaria de Comunicação promoveu um encontro com profissionais da comunicação, secretários de Estado e chefes de órgãos do Governo de Sergipe. Alinhar as estratégias de comunicação foi o objetivo. O Encontro de Aperfeiçoamento na Comunicação do Estado (E-Com), teve como palestrante o estrategista em política e comunicação Rodrigo Mendes. O governador Fábio Mitidieri esteve presente.
Sávio de Vardo
Uma fonte revelou a coluna que o vereador Sávio de Vardo da Lotérica não deverá figurar entre os indiciados na investigação que apura a venda ilegal de armas e munições. O delegado Alisson Lial deve remeter o processo à Justiça no início desta semana.