Cidade

  • Início •
  • Blog

Sintese diz que espera projeto de retomada da carreira em um mês

Da redação

15/05/2023


Na manhã desta segunda-feira, 15, o Jornal da Fan entrevistou Roberto Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese), que falou para os ouvintes da Rádio Fan FM sobre a comissão que foi formada pelo Governo do Estado, com o intuito de estudar a melhor forma de conferir viabilidade econômica e legal para que seja retomado o plano de carreira do magistério.

“Nós deixamos claro para o governador que os 2,5% concedidos não contemplam o magistério. A nossa pauta sempre foi e sempre será a retomada do plano de carreira. O governador nos informou que estaria aberto à negociação e que constituiria essa comissão, que terá a participação da PGE, da Seduc, da Alese, da Procuradoria do Estado, da Segov, da Sergipe Previdência e do próprio Sintese (dentre outros órgãos do Governo do Estado). Teremos a primeira reunião já nessa quarta-feira. Além da discussão da carreira, conversaremos sobre o auxílio internet e do auxílio do programa ‘Escola Conectada’, que é o equipamento que o professor tem que usar na sala de aula, já que hoje todo diário da rede estadual é eletrônico, então precisamos tanto de internet, quanto de equipamento para que isso ocorra.

Além disso, o sindicalista disse que solicitou ao governador que a comissão tivesse um prazo de trabalho definido, para apresentar uma proposta. “A gente entende que é preciso ter um limite de tempo para que a gente tenha um projeto de lei de retomada da carreira, porque o objetivo da comissão é discutir essa questão financeira e o projeto de lei da retomada do plano de carreira. O Sintese está solicitando, no máximo 30 dias para que a gente já tenha um projeto já definido. O Governo ficou de estudar qual o limite de tempo que tem, para fazermos essa discussão de forma mais demorada na próxima quarta-feira, quando teremos uma reunião da comissão e esperamos avançar, pois os professores estão unidos e bastante mobilizados e não vão abrir mão do direito à retomada da carreira”, contou Roberto Silva, ressaltando que as paralisações estão temporariamente suspensas, até que ocorra o próximo encontro com a comissão formada pelo governo.

 

 

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1