Saúde

  • Início •
  • Blog

OMS declara fim da emergência em saúde por covid-19

Da redação

05/05/2023


A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou hoje que a covid-19 não configura mais emergência em saúde pública de importância internacional. Após mais de três anos, a entidade afirmou que o vírus se classifica agora como um “problema de saúde estabelecido e contínuo”. 

Desde março de 2020, o Comitê de emergência do Regulamento Sanitário Internacional da OMS se reunia periodicamente para analisar o cenário global provocado pela doença.  

Em sessão deliberativa nessa quinta-feira, 04, o comitê destacou a tendência decrescente de mortes por covid-19, o declínio nas hospitalizações e nas internações em unidades de terapia intensiva (UTI) causadas pelo vírus e os altos níveis de imunidade da população. 

“Entretanto, isso não significa que a covid-19 chegou ao fim enquanto ameaça global de saúde. na semana passada, a covid-19 clamava uma vida a cada três minutos – e essas são apenas as mortes das quais nós temos conhecimento”, declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. 

Dados da entidade indicam que 765,2 milhões de casos de covid-19 foram confirmados no planeta até o momento, além de quase 7 milhões de mortes registradas. Ainda de acordo com a OMS, 13,3 bilhões de doses de vacinas contra a doença foram administradas em todo o mundo.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1