Domingueira

  • Início •
  • Blog

Atacar a imprensa é fácil, difícil é sair da alienação e do foco nos interesses particulares

Narcizo Machado com colaboração de Gabriel Jesus

02/04/2023


Quando se ataca a imprensa, nem sempre são erros nossos o foco. O importante é atacar a credibilidade e fazer de um personagem político uma vítima, assim, a crítica a ele fica posta em dúvida.

A imprensa merece críticas? Sim! Sem dúvidas, precisamos. Como toda e qualquer área de atuação profissional, somos e devemos ser passíveis de correções. Mais que isso, precisamos lembrar que a disseminação de meios de comunicação, ou de concessões públicas no Brasil, se deu pela égide da influência política, com destaque para o período da ditadura militar. Portanto, sempre houve uma relação umbilical entre poder, política e imprensa.

Dito isto, renovo a lembrança de que esquerda e direita se revezam nos ataques à imprensa. Algumas das críticas válidas e justas e outras por mera proteção política e paixões. No passado recente, Lula acusou a imprensa de perseguição, Bolsonaro não fez outra coisa a não ser diariamente questionar a intencionalidade de matérias dos mais diversos meios de comunicação.

Mais um dito e sigo refletindo: mulheres e homens que decidiram fazer do jornalismo, da comunicação, seu meio de vida e sustentação, estão condenados à pecha de pilantras, vendidos?

Eis aqui um ponto central para voltar à informação inicial: o importante é atacar a credibilidade e fazer de qualquer personagem político uma vítima. Os que fazem isso são tão corruptos quanto o corrupto ou corrupta que protegem ou mais sem moral que qualquer profissional de imprensa que desvie de uma conduta ética.

A prática do fascismo é impor versões, visões e teorias conspiratórias, usando como tática o ataque à credibilidade de profissionais e meios de comunicação.

A sociedade precisa ficar em alerta: nos critiquem, usem sua liberdade de expressão, mas nunca esqueçam que uma democracia não se faz sem uma imprensa forte.

Em solidariedade aos profissionais que estão sendo atacados, a reflexão inicial serve para que a sociedade entenda que na imprensa tem mães e pais de família e que não somos, por condenação prévia, a escória da política e da sociedade.

NOTAS DA SEMANA
Edvaldo e o PT?
Em uma entrevista no final da semana passada, o vereador Bittencourt (PDT) foi questionado sobre uma possível aproximação do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) com o PT. “Não vejo problemas”, disse o vereador que enalteceu a sigla dizendo ser “a casa de grande amigos”.

Yandra em Socorro
A deputada realizou na sexta-feira, 31, um grande evento na cidade de Nossa Senhora do Socorro. Foi mais que suficiente para motivar especulações de uma candidatura na cidade em 2024. Ela explica o objetivo do ato. “Um evento de gratidão ao povo de Sergipe que generosamente me elegeu a deputada mais votada da história. Levarei minha caravana da gratidão por todos os municípios do estado de Sergipe, com fé em Deus. Assim também consigo fazer o que me propus a fazer, escutar as necessidades da minha gente e convertê-las em benefícios para os que mais precisam”, disse a parlamentar.

Yandra em Socorro II
Questionada sobre a vinculação com eleições, ela explica. “Fico feliz que meu nome tenha sido lembrado em Socorro e na capital sergipana, isso quer dizer que meu trabalho tá ressoando positivamente pelo estado de Sergipe. Meu foco agora é fazer o melhor mandato de deputada federal”. Inteligente, a deputada deixa a expectativa. “Eleições de 2024 devem ser tratadas no tempo oportuno, em respeito ao povo sergipano”.

Yandra em Socorro III
André Moura também se posicionou. “Foi só a palestra. Ela está fazendo uma rodada, na sexta fez duas, uma na OAB e outra em Socorro. E pós semana Santa ela retoma. Após a palestra ela foi embora. É o ciclo de palestra mesmo”, respondeu André. Depois do evento André Moura, Fábio Henrique e Cristiano Cavalcante foram a um bar e a movimentação de lideranças locais foi intensa para cumprimentar os líderes políticos.

André reclama, mas mexe
Recentemente André Moura reclamou quanto ao que considera uma exagerada e antecipada discussão sobre a sucessão em 2024. Contudo, apesar da queixa, o próprio André mexe nos cenários. Na Barra, ele sustentou a aliança de Gilson dos Anjos com Alberto Macedo, contrariando o governador Fábio Mitidieri. Em Socorro e Aracaju, com sua anuência, aliados alimentam suposta candidatura de Yandra. Seria reclamação de fachada?

Yandra permanece até…
Dois motivos impedem que Yandra deixe a Câmara para disputar 2024. André Moura necessita do mandato dela para continuar tendo influência no cenário político e assim, quem sabe, conseguir reverter a condenação no STF. E o agrupamento dele precisa de um mandato federal para continuar conseguindo emendas e sustentar o projeto político do grupo.

Laércio esclarece
O senador Laércio Oliveira emitiu nota, no último dia 30, esclarecendo informação errada de que ele estaria na lista de ex-deputados obrigados a deixar apartamento funcional. Segundo Laércio, ele nunca fez uso de apartamento funcional. Notas foram distribuídas para a imprensa.

Acolher avança, mas não é o ideal
O Programa Acolher, que tramita em projeto enviado à Assembleia Legislativa criando um programa de atenção psicossocial nas escolas, é um grande avanço que merece elogios, mas não é o ideal. As equipes ficarão nas diretorias de educação e não diretamente nas escolas. O ideal era em cada unidade de ensino uma equipe, mas reforço, é grande avanço com investimentos de quase R$ 2 milhões.

Desenvolve Sergipe
A Agência de Desenvolvimento Econômico (Desenvolve-SE) será composta por várias diretorias. Como já dissemos anteriormente, Milton Andrade preside. Das demais diretorias duas estão definidas: Sales Neto, diretor de Captação de Recursos, e Bruno Sad, diretor de Parcerias Estratégicas Público Privadas.

Quem é Bruno Sad?
Bruno Nunes Sad foi Subsecretário(a) de Regulação e Mercados de Infraestrutura do Ministério da Economia do governo Bolsonaro. Segundo informações levantadas pela coluna, ele é considerado um dos mais competentes técnicos da gestão pública em parcerias público-privada.

Desenvolve Sergipe II
Conheça as demais diretorias: Diretor Administrativo e Financeiro; Diretor de Gestão de Ativos e Participações; Diretor de Projetos Estruturantes e Planejamento de Longo Prazo; Diretor de Relações Internacionais e Comércio Exterior; Diretor de Ambiente de Negócios. Os indicados ainda não estão definidos.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1