Domingueira
- Início •
- Blog
Um Georgeo incomoda. Um Georgeo, um Marcos e uma Linda incomodam muito mais
Narcizo Machado
12/02/2023
A nova legislatura na Alese deve ser marcada por um maior acirramento entre situação e oposição. Nos seus quatro anos de governo, Belivaldo encontrou uma oposição diminuta, porém dura, mesmo que nem todos conseguissem incomodar como fazia Georgeo Passos (Cidadania) com seu sarcasmo inteligente que tirava o Galego do sério. Fábio Mitidieri (PSD) também construiu maioria ampla, mas terá opositores mais qualificados.
Não quero jamais desqualificar os membros da oposição da legislatura anterior, apenas friso que o estilo de oposição de três membros da oposição da atual legislatura tem maior representatividade no cenário político.
Georgeo, que será líder nesse primeiro ano, já mostrou a que veio e permanece não dando trégua. É crítica por cima de crítica. Provocou irritação essa semana ao dizer que o programa primeiro emprego, prometido por Fábio, só beneficiou o neto de Lula até agora. O Magro continua obstinado e sem mudança de rota.
Surge do Agreste, um ex-vereador que traz na alma a rivalidade com Luciano Bispo e o amargo gosto da derrota de Valmir de Francisquinho em 2022. Marcos Oliveira (PL) é advogado, tem boa oratória e não quer nem pensar em dar sossego. Deu claro alerta esta semana ao denunciar ingerência política na escolha dos diretores de escolas públicas. Diferente de Georgeo, Marcos é mais eloquente, e incomoda por conseguir com boa entonação e linguagem popular.
Uma mulher trans tem naturalmente a vocação de deslocar os machistas. E se essa mulher é empoderada, capacitada e tem posição política forte, aí é certeza de polêmica. Ela tem uma fala segmentada, o que não deve levar os analistas do governo a imaginarem que suas opiniões não têm influência na sociedade como um todo. Linda Brasil (PSOL) é uma parlamentar de ascensão, projeção e com lugar de fala. Esse último item, de certa maneira, dificulta a contraposição às suas críticas.
Um qualificado incomoda, três incomodam muito mais. Cristiano Cavalcante terá trabalho e precisará mostrar habilidade e inteligência na condução dos debates. Já Fábio, que até o momento tem sido sábio na articulação política, tem maturidade suficiente para não levar para o campo pessoal. Diferente de Belivaldo, Fábio “não emprenha pelos ouvidos e não defeca nós”.
Será interessante essa disputa política no parlamento. Vamos acompanhar.
NOTAS DA SEMANA
Fábio e Georgeo
Numa demonstração de espírito republicano e respeito às posições divergentes na democracia, o governador Fábio Mitidieri recebeu o líder da oposição na Alese, Georgeo Passos. No grupo Café com Política, o deputado esclareceu que a chance de virar governista é zero e que a reunião teve como pauta obras e serviços, a exemplo do abastecimento de água no Agreste e no Sertão.
Márcio aglutina
Márcio Macedo tem se movimentado para aglutinar forças neste momento inicial do governo Lula. Tem recebido prefeito em Brasília e veio a Sergipe neste fim de semana para diversas atividades. Entre elas, o lançamento da obra da orla que vai ligar a Coroa do Meio à região do Shopping Riomar. O evento foi na sede da Prefeitura de Aracaju e contou com a presença de diversas lideranças.
Neto de Lula
Surge a informação de que a indicação do neto de Lula para cargo na Seduc foi uma articulação de Márcio Macedo. Oficialmente ninguém confirma. O objetivo teria sido demonstrar a Rogério que o caminho é de retorno à aliança com o PSD. Será?
Fábio, Edvaldo e Márcio
Na noite de abertura do Festival de Verão, a sintonia entre Fábio Mitidieri, Edvaldo Nogueira e Márcio Macedo chamou atenção até de aliados que estavam próximos e acompanharam. Ficou a impressão de um reencontro de velhos e bons aliados.
Clima de reaproximação
O clima entre Márcio Macedo e Fábio Mitidieri é de reaproximação. Ao longo da sexta-feira, 10, eles tiveram uma reunião institucional para tratar da vinda do presidente Lula a Sergipe e um momento de lazer assistindo ao Projeto Verão.
Agenda intensa
A sexta-feira de Márcio foi intensa. Lançamento da nova orla da Coroa do Meio, visita ao local da obra, sessão na Câmara de Aracaju em comemoração aos 43 anos do PT, reunião com entidades não-governamentais que receberam emendas de seu mandato, visita ao IFS de Aracaju, festa do PT e Projeto Verão. Haja aptidão política.
João é federal
Agora sem nenhum risco de instabilidade, João Daniel é deputado federal. O petista viveu, desde outubro do ano passado, a incerteza, após o TRE-SE ter cassado o registro de candidatura de Eliane Aquino. Com decisão esta semana no TSE, João Daniel poderá seguir os próximos quatro anos com tranquilidade.
Emília o mais forte
O nome mais forte da oposição a Edvaldo Nogueira é o da vereadora Emília Correia (Patriotas). Emília aparece em todas as pesquisas de consumo interno como líder ou na segunda posição. Ela ainda não assume publicamente, mas deverá estar na disputa.
Fabiano antecipa
O vereador Fabiano Oliveira (PP) tomou uma decisão que está sendo vista como arriscada. Assumiu publicamente que pretende disputar a Prefeitura de Aracaju em 2024. Na política, a antecipação pode ser sinal de fritura.
Desafio da Seduc
Diretor de Comunicação da Seduc, Alberto Jorge deu um “xeque-mate” nas críticas que deputados fizeram a um suposto uso político na nomeação de diretores de escolas públicas. Desafiou a que se apresentem as provas ao Ministério Público. Agora é aguardar.
Cristiano e o perfil
Que perfil de atuação terá o líder Cristiano Cavalcante? Um líder como Zezinho Sobral, que se restringia a defesa do governo apenas na Alese sem debates públicos? Ou irá para a defesa externa, não deixando flancos para os ataques que a oposição fará na imprensa? É aguardar…