Domingueira
- Início •
- Blog
Rogério x Marcio, Laércio x André; as disputas e as teorias da conspiração
Narcizo Machado
05/03/2023
Filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT) acompanham com naturalidade a disputa interna entre o senador Rogério Carvalho e o ministro Márcio Macedo. Não é novidade que, desde antes da partida de Déda, os dois rivalizam pela liderança da agremiação. Hoje vivem apenas mais um capítulo.
Márcio não tem força política interna no PT para impor uma derrota a Rogério Carvalho e mudar de rumos a posição do partido em Sergipe, levando-o de vez para a base de Fábio Mitidieri. Rogerio, maior liderança que o partido tem hoje, usa da razão e entende que, após o resultado das eleições de 2022, o espaço que lhe cabe é a oposição.
O que faz então Márcio Macedo? Dizem petistas que, ao invés de dialogar com as forças políticas internas, o ministro tenta aproximações ‘por cima’ com lideranças políticas externas, impondo certa ira aos petistas. A falta de clareza do que quer Macedo, deixa o clima mais instável ainda. Disputa Aracaju em 2024 ou tentará algo maior em 2026? Aniquilar Rogério? Análises conspiratórias não faltam nos bastidores.
Como antecipamos na última sexta-feira na coluna Bastidores, a disputa pelo comando da nova federação a ser formada pelo Progressistas e União Brasil tem colocado Laércio Oliveira e André Moura em colisão. Ambos querem o comando. Que lado terá mais peso? Antes de continuar lendo, pare e pense: que força teria uma federação com três federais, um senador e seis estaduais? Sem contar com os espaços ocupados nos municípios.
A perspectiva interna de um deles para essa disputa ganha certa amplitude, não só pela força política que a federação terá, mas por sentimentos regados e nutridos pela teoria da conspiração. André jamais revelaria, mas, aliados seus, apontam Laércio como o grande articulador da sua condenação no STF. Se ele acredita nisso, tem ou não um “Q” a mais nessa pendenga?
Moura vai aceitar ser comandado por Laércio? Laércio como senador, vai aceitar ser comandado por um político sem mandato?
São dados pitorescos de disputas internas nas duas agremiações. Cá pra nós, elas não mudam a vida de quem está com fome ou desempregado, ou precisando de apoio para empreender ou fazer novos investimentos. Boa semana!
NOTAS DA SEMANA
Planejando Sergipe
O governador Fábio Mitidieri (PSD) reuniu toda equipe de secretários para planejar ações do governo pelos próximos quatro anos. Para a coluna, ele deu essa declaração sobre o evento. “Muito importante para dar um norte, um direcionamento das ações e metas do governo. Todas as pastas estão comprometidas com o desenvolvimento socioeconômico do Estado e em cumprir os programas propostos no no plano de governo”, explicou.
Planejamento Sergipe II
O assessor especial de planejamento do governo explica a metodologia. “A estrutura do Planejamento prevê a existência de um Mapa Estratégico (Missão, Visão de Futuro, Valores, Eixos de Atuação e Objetivos Estratégicos), um Portfólio de Projetos e um Quadro de Metas e Indicadores”.
Planejamento Sergipe III
Júlio diz ainda qual foi a base para definir metas. “O subsídio para essa discussão é o Programa de Governo apresentado na campanha, além de uma análise situacional realizada nos primeiros 60 dias de gestão”. Mais de 120 gestores de todas as pastas foram envolvidos na execução dessa primeira etapa.
Luto na educação
A morte da educadora Marieta Barbosa repercutiu muito no meio político. Marieta era gestora competente, tendo exercido diversos cargos. O governador Fábio Mitidieri esteve no velório. Marieta também era uma militante política e atuou nos movimentos que lutavam pela redemocratização. Foi candidata a deputada estadual pelo MDB em 2002, quando obteve 8.324 votos. Recentemente recebeu homenagens pelos serviços prestados à educação.
Santana realizado
O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, se mostrou realizado ao inaugurar a revitalização do mirante do Cristo. A avaliação de muitos líderes da política local é que pelo volume de obras a iniciar e a ser entregue, dificilmente Santana não faz o sucessor.
Samuel indelicado
O deputado estadual Samuel Carvalho andou falando em emissoras do interior, que o tempo de Fábio Henrique na prefeitura de Socorro “já passou”. Foi uma indelicadeza com o aliado que em 2022 esteve ao seu lado buscando votos na cidade. A postura de Samuel é de projeto pessoal e não político.
Renato é o nome
Renato Nogueira é o nome de Inaldo para sua sucessão em 2024. Nogueira já foi secretário de Comunicação e de Governo. Homem de confiança de Inaldo, Nogueira atua na defesa firme do que considera avanços do governo do ex-padre.
De preterido a candidato
Em 2016, após Inaldo anunciar a sua equipe, Nogueira não foi o escolhido para a Comunicação. O agora quase pré-candidato foi às redes sociais e não escondeu a decepção. A pressão deu certo e ele foi indicado para comandar a Comunicação, época em que, diga-se de passagem, havia efetivamente uma política de comunicação em Socorro.
Yandra assina CPI
A deputada Yandra Moura (UB) assinou um requerimento para abertura da CPI do Futebol. O objetivo seria investigar casos de manipulação de resultados. Segundo a deputada, os acontecimentos no jogo do Sergipe contra o Botafogo, que ela classifica, serão pautados.
Katarina e as mães atípicas
A deputada Katarina Feitosa está articulando com outras parlamentares a criação de uma frente que atue na defesa das mães de crianças e adolescentes com deficiências, autismo e doenças raras. Esperamos que efetivamente os resultados aconteçam, o Estado negligencia o sofrimento dessas mulheres.
Edvaldo acerta
O prefeito Edvaldo Nogueira acerta quando não aceita pôr na mesa o assunto sucessão. Com tantos desafios pela frente, seria uma irresponsabilidade abrir vácuo para que o centro das atenções saiam da gestão para a política. Com o volume de investimentos que tem para fazer, se souber conduzir tem grandes chances de fazer sua sucessora ou sucessor.
Elogios a Waneska
Na solenidade de lançamento da programação dos 168 anos de Aracaju, Edvaldo fez rasgados elogios a Luiz Roberto, porém, no momento em que cumprimentou Waneska Barboza, os elogios foram diferenciados. Será um sinal?
Waneska animada
Dizem nos bastidores que a secretária de Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, estaria animada e disposta a construir seu nome como uma opção para a sucessão de Edvaldo. Vamos acompanhar e analisar se suas ações comprovarão as especulações.
Rogério comemora nomeação
Em suas redes sociais, o senador Rogério Carvalho comemorou o que considerou o fim de uma injustiça: a nomeação do professor Ilzver Matos na UFS. Após longa batalha judicial, o professor que acusou a instituição de racismo, foi nomeado no departamento de Direito.