Domingueira

  • Início •
  • Blog

O potencial de renovação da ‘velha política’ e o comportamento da base de Fábio na Alese

Narcizo Machado

12/03/2023


Sergipe comemorou a renovação política determinada pelos resultados eleitorais de 2022. Na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) dos 24 chancelados pelas urnas, 15 estão no seu primeiro mandato. Expectativa positiva de uma oxigenação com a renovação e, por consequência, mais compromisso com a sociedade.

Será mesmo esse o resultado? Respondo: até agora não!

É a constatação a que chegamos após acompanhar esses primeiros 40 dias de trabalhos na Alese. É fácil perceber que a “velha política” tem um potencial imensurável de renovação. Sejamos realistas, a maioria das vitórias se deu por poder econômico, sendo assim, o que devem esses e essas parlamentares ao povo? Nada!

Facilmente identificamos quem entrou mudo e sairá do mandato calado. A lista de faltosos também não é muito difícil de constatar. Ou seja, tudo como dantes, apesar da renovação.

Na política também vemos a velha tática de sempre. A oposição tem atuado de forma muito inteligente com um rodízio entre os parlamentares para criticar o governo. E na base governista? O líder Cristiano Cavalcante é a única voz a enfrentar os opositores.

Motivo? Simples, parte dos deputados estão insatisfeitos com os espaços conquistados e há quem diga que alguns estão propondo impor dificuldades nas primeiras votações deste ano. Como diz o ditado, ‘farinha pouca, meu pirão primeiro’.

Fica a torcida de que seja esse um quadro passageiro e Sergipe se torne a prioridade.

NOTAS DA SEMANA

Jeferson cumpridor
Os deputados aliados ao presidente Jeferson Andrade estão satisfeitos com o tratamento que o presidente tem dispensado aos parlamentares. Muitos se dizem surpresos com a maturidade que ele tem conduzido os trabalhos e cumprido com as promessas feitas.

Deso em pauta
A Deso deverá ser a principal pauta da Alese neste semestre. O projeto que visa autorizar a implantação de PPP na estatal deve ser apresentado e com certeza renderá muito debate.

Deso em pauta II
Nem a Saúde que, por tradição, causa muito trabalho à imagem de qualquer governo, tem sido o ponto mais negativo desses primeiros dois meses de Fábio Mitidieri. A Deso é disparado o órgão causador de maior número de críticas e reclamações.

Fábio e Milton Andrade
O empresário Milton Andrade já atua na assessoria do governador Fábio Mitidieri. Milton esteve esta semana com Fábio em São Paulo. Ele deve presidir uma agência de fomento ao desenvolvimento econômico que será em breve criada.

Fábio no BTG
Foram muitos os comentários positivos sobre a ida de Fábio Mitidieri a uma reunião com a direção do BTG Pactual. A intenção foi atrair investimentos da instituição em Sergipe. Quem presenciou afirma que Fábio deixou boa impressão, com domínio dos dados apresentados. Novos encontros devem acontecer.

Déda lembrado
O ex-governador Marcelo Déda faria ontem 63 anos se estivesse no plano terrestre. Muitos políticos fizeram homenagens a ele. Entre eles, o prefeito Edvaldo Nogueira, que relembrou a relação deles e disse que Déda seria hoje uma importante voz em defesa da democracia.

Bastidores Brasília
A semana em Brasília foi quente. Começou com Fábio Mitidieri articulando a indicação de Alessandro Vieira para a coordenação da bancada sergipana. Causou chateação no PT que tentava articular um nome para impor uma derrota a Fábio. O governador, atento, não deixou brecha e organizou sua base.

Bastidores Brasília II
Alguns parlamentares não têm gostado do posicionamento, segundo eles, por vezes “indevido e dependente”, da deputada Katarina Feitoza na discussão da ocupação de cargos federais. Dizem que se ela não souber se impor, perderá o status de deputada e suas posições serão negociadas diretamente com Fábio.

Bastidores Brasília III
Na reunião da bancada aliada a Fábio, houve um momento tenso de confronto entre Sérgio Reis e Laércio Oliveira. Parlamentares revelaram em off que Laércio questionou a presença de Sérgio. Sérgio teria sido duro na resposta e Fábio Reis reagiu retirando- se da reunião e dando plenos poderes de decisão ao irmão.

Bastidores Brasília IV
Dnocs também foi alvo de muito estresse na reunião da bancada. Os Reis não concordaram com a permanência de indicação do deputado federal Gustinho Ribeiro no órgão. Fábio Mitidieri contemporizou e manteve a influência de Ribeiro. Os parlamentares que testemunharam dizem que o clima foi quente.

Emenda de Fábio
Uma inauguração em Lagarto tem gerado muito debate. A Estação Cidadania Esporte é uma obra que incentiva a inclusão através de diversas modalidades. O grupo da prefeita Hilda diz que a obra não teve recursos de Fábio Reis, já o deputado afirma que ajudou na liberação de recursos. É muito fácil resolver o impasse, basta que as assessorias saiam do discurso e mostrem os documentos para acabar com a celeuma.

Rodrigo propõe empréstimo
O deputado federal Rodrigo Valadares apresentou projeto para que em caso de catástrofes naturais, os autônomos, pequenos e microempresários possam ter acesso a linha de crédito em até R$ 200 mil, sem juros, com carência de 12 meses para iniciar pagamento e prazo de até 60 meses para pagar. Boa iniciativa.

Corrupção e Fake em Cristinápolis
O vereador Landinho disse, em entrevista ao Jornal da Fan, que a CPI instalada na Câmara de Vereadores já comprovou corrupção na gestão do prefeito Sandro de Jesus do PT. Segundo o parlamentar, é por esse motivo que o padre da cidade está espalhando fake News no altar. O clima é tenso na cidade.

Pesquisa Aracaju
Uma pesquisa de consumo interno com um levantamento sobre a acessão de Edvaldo Nogueira chegou ao conhecimento da Domingueira. Emília, mais uma vez, aparece como o nome de preferência do eleitorado. Será que ela decidirá disputar?

Nitinho e Katarina
Dos possíveis candidatos especulados no agrupamento de Fábio Mitidieri, os que aparecem em melhor posição são Katarina Feitoza e Nitinho. Katarina pelo fato de estar com o nome ainda em alta após sua eleição para Câmara Federal. A surpresa mesmo, fica para a boa posição de Nitinho.

Por que surpresa com Nitinho?
Vereador no seu sexto mandato, tendo presidido a Câmara de Aracaju por seis anos, Nitinho parece, pelos dados da pesquisa, ter modificado sua imagem junto ao eleitorado. Permanecendo com esse desempenho, será peça fundamental na discussão da sucessão de Edvaldo.

De olho no desenvolvimento
O senador Laércio Oliveira (PP-SE) mantém o foco no desenvolvimento. Na última quarta-feira, ele apresentou um Projeto de Lei que cria o Programa de Incentivo ao Escoamento e Comercialização de Gás Natural. O objetivo do projeto é aumentar a produção de gás nacional, o seu escoamento e o consumo de gás no país.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1