Domingueira

  • Início •
  • Blog

Barra dos Coqueiros vive entre um futuro incerto e seu passado mal planejado

Narcizo Machado

26/02/2023


Com população estimada pelo IBGE em pouco mais de 31 mil habitantes, a Barra dos Coqueiros é na Região Metropolitana de Aracaju, a cidade do futuro. Além do seu crescimento imobiliário, ela está na zona estratégica para a nova política do gás.

Com todo prognóstico positivo, a realidade atual preocupa. Tomando ainda por base o próprio IBGE, observamos que 45% da população vive com meio salário mínimo, a taxa de desemprego se aproxima de 15%, 40% não tem saneamento básico e há uma extrema dependência dos programas sociais do Executivo Municipal.

Pode-se dizer que o ex-governador João Alves foi o propulsor da mudança histórica que a Barra vive, tudo pela construção da ponte Construtor João Alves. A cidade divide sua história em antes e depois dessa obra.

Um olhar crítico para as últimas gestões, podemos identificar que a Barra não foi preparada para esse futuro. Não são gestões catastróficas, contudo, porém, todavia, careceram de visão estratégica de futuro e planejamento.

O atual prefeito Alberto Macedo tem prometido obras estruturantes, mas a sensação da população é de lentidão. Se não tiver celeridade ficará para a história como um péssimo gestor.

Para mudar o debate político na cidade, só há uma solução: os novos moradores da Barra olharem a cidade não apenas como seu recanto de descanso, mas como território para o exercício da cidadania. Se não o fizerem, amargarão prejuízos em seus investimentos.

NOTAS DA SEMANA

Ponte Aracaju-Barra
Um bom gestor público deve ser sensível aos reclames da sociedade. Igor Albuquerque, diretor técnico do DER, enfrentou a população e se comprometeu, durante o Jornal da Fan da última sexta-feira, a analisar as sugestões para minorar o impacto da obra. Merece parabéns pela postura.

Enquanto isso…
Enquanto o diretor escalado pela assessoria de comunicação do órgão enfrentou as críticas e pacientemente dialogou, o presidente do DER, Anderson Neves, reconduzido por Fábio Mitidieri para continuar no cargo, não atendeu às ligações e não retornou às chamadas. Às vezes a permanência no poder por muito tempo passa a sensação de que o espaço é privado e não público. Será? Toda uma cidade submetida a uma “mente brilhante”. É o que dizem…

Letargia na Barra
A sensação passada pela população da Barra na matéria feita por Magna Santana, é de que a prefeitura cruzou os braços para a problemática do engarrafamento quilométrico causado pela obra da ponte. Nesta segunda, o Jornal da Fan aborda o assunto novamente.

Foco no emprego
Fábio tem iniciado seu governo dando sinais de que cria bases para recuperar a geração de empregos em Sergipe. Visitas a empresas, reuniões com investidores e cobranças públicas para que a Secretaria do Trabalho finalize o projeto de primeiro emprego. Cria um clima de expectativa.

Fábio e a liminar no STF
Buscando repor as perdas com o projeto que limitou em 18% a alíquota do ICMS para comunicações, energia e combustíveis, o governador Fábio Mitidieri foi à audiência com o ministro do STF Luiz Fux, na última quinta-feira. Na pauta, a ação de Sergipe pedindo liminar para suspender o repasse mensal de dívidas do estado com a Nação, até que seja definida a recomposição, por parte do Governo Federal. Ao final do dia a liminar foi concedida.

Rogério acelerado
O senador Rogério Carvalho está em ritmo acelerado nesse início de 2023. Reuniões com aliados por regiões, visitas a cidades beneficiadas por emendas e um discurso forte de oposição que ele defende veementemente. “Faz parte da democracia”, justifica ele.

Márcio x Rogério
A pauta da semana foi a trava da nomeação de Rose Rodrigues no comando nacional do Incra. Ela surgiria como indicação de Rogério, João Daniel e do MST. Para aliados do senador e do deputado federal, o ministro Márcio Macedo travou a nomeação. Rapidamente matérias foram postadas com críticas a Márcio. Aliados de Rogério e Daniel compartilharam “com gosto” e duelaram nas redes sociais com os aliados de Márcio.

Ciúme histérico
Circulou nas redes sociais um artigo escrito pelo advogado Lucas Rios em defesa de Márcio Macedo. No texto, o militante do PT classifica de “ciúmes histérico” as reações dos que acusam Márcio de ter atuado contra Rose.

Vaidade petista
A grande pergunta na verdade tem que ser a seguinte: essa divisão vai prejudicar Sergipe de alguma forma? Porque se ficar apenas na disputa interna está tudo certo, nada novo. Agora se isso prejudica a sociedade, aí passa a ser a vaidade petista em detrimento às necessidades do povo. Torçamos que não seja assim.

Desastres do PT
O PT tem em Sergipe dois péssimos exemplos de gestores públicos. Em Maruim, há atraso de pagamento de salários na Saúde e, em Canindé, o prefeito está afastado pela Justiça por 60 dias. Fica difícil convencer a sociedade com esse “jeito petista” de governar.

Tristezas e decepções
Passados quase cinco meses das eleições do primeiro turno, dois meses de posse do Executivo e um mês de posse do Legislativo, já começam a aparecer os rumores de tristezas e decepções de aliados que estariam sem atenção e reconhecimento. Imagina quando o tempo for se alongando cada vez mais.

Cuidados com Zezinho
É preciso muito cuidado e atenção com a gestão de Zezinho Sobral na Educação de Sergipe. Nome ventilado para a disputa da Prefeitura de Aracaju, ele pode começar a fazer exageros no uso da máquina em favor de seu projeto. É o que aliados de Fábio começam a perceber, mas não querem ainda expor suas percepções.

Cuidados com Zezinho II
Uma coisa é certa, o desgaste que houve na Educação acabará sempre nas costas de Fábio Mitidieri. Zezinho tem uma postura de se esquivar de problemas e só aparecer nas pautas positivas, foi assim durante a liderança de governo na gestão de Belivaldo Chagas. Vejam como acabou a imagem do galeguinho…

Comunicação da PMA
A equipe de comunicação da Prefeitura Municipal de Aracaju tem realizado um trabalho interessante e com diversificação de estratégias. Mídias tradicionais, digitais e veículos internos foram criados para fazer circular a informação com os funcionários públicos e com a sociedade. Para 2023 a estratégia é ampliar ainda mais. Merecem elogios porque comunicação é transparência.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1