Os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) farão neste domingo as provas de Ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. Para isso, terão cinco horas. Em Sergipe, os portões serão fechados às 12h e as provas começarão às 12h30.

O tempo de aplicação dos testes aumentou em relação ao ano passado, quando os alunos tiveram 4h30 para resolver as questões. “ [A extensão do tempo] foi pedida por conta da prova de 90 questões, o que foi atendido este ano. Pela primeira vez teremos 30 minutos a mais.”, disse o ministro da Educação, Rossieli Soares. As provas deste domingo terminarão às 17h30, horário local.

O que levar – Ele reforçou as recomendações feitas aos estudantes no primeiro dia de aplicação do exame, domingo passado (4), que levem caneta esferográfica de tinta preta e tubo transparente e que cheguem ao local de prova, que é o mesmo, com antecedência. “Chegar cedo é muito importante, para não virar meme [piada na internet]”, brinca o ministro.

Os estudantes devem levar ainda obrigatoriamente um documento com foto. Não serão aceitas carteiras de identidade digitais porque o uso de aparelhos eletrônicos é proibido no exame. A lista dos documentos aceitos  e o esclarecimento de todas as dúvidas estão disponíveis no portal do Enem.

Resultados – No último domingo, 4,1 milhões de estudantes fizeram o exame, registrando-se o menor percentual de faltosos desde 2009 – 24,9% do total de 5,5 milhões de inscritos. Foram aplicadas provas de linguagem, ciências humanas e redação.

Em Sergipe, pouco mais de 77 mil candidatos fizeram as provas um número bem menor que o Enem de 2017 (93.284 candidatos).

Os gabaritos e Cadernos de Questões serão liberados em 14 de novembro, no Site do Enem. Os resultados estão programados para 18 de janeiro de 2019.