A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), realizará nesse domingo, 23, na Orla de Atalaia, das 9h às 13h, a segunda edição do programa Praia Limpa. A proposta é sensibilizar banhistas, comerciantes e toda a rede hoteleira da orla marítima de Aracaju (SE) para práticas mais conscientes em prol da conservação do meio ambiente, em especial, a vida marinha.

A programação deste ano trará ações que comprovam que pequenas atitudes geram grandes resultados, a exemplo da destinação correta de resíduos e do óleo de cozinha usado. O objetivo é estimular cidadãos, donos de bares, restaurantes e hotéis situados próximos à praia, a fazerem o descarte correto do óleo de cozinha vegetal, assim como sensibilizar quanto à importância deste ato.

Essa ação já vem ocorrendo em parceria com o Projeto Tamar, Faculdade São Luís de França, Universidade Tiradentes, Instituição Beneficente Emmanuel (IBEM), Recigraxe e Shoppings Riomar e Jardins, que ofertam em suas sedes, pontos de coleta de óleo vegetal usado. A Recigraxe, empresa coletora de óleo saturado licenciada, é a responsável por recolher o óleo em cada estabelecimento e fazer o descarte de forma adequada.

“O nosso papel é fazer uma campanha educativa de sensibilização, explicando o quanto é importante realizar o descarte correto do óleo, dando as instruções necessárias para que esses novos hábitos sejam adotados por todos. E no próprio evento haverá um ponto de coleta de óleo, que poderá ser trocado por sabão”, explicou a coordenadora da Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro.

Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Augusto Cesar Viana, é importante promover programas de sensibilização, principalmente em um lugar bastante frequentado pelos aracajuanos e turistas, que é a praia. “Através destas ações, o nosso objetivo é que também surjam atitudes simples, por parte dos frequentadores e comerciantes, que podem coibir com a sujeira na areia da praia, diminuir a poluição das águas e a mortandade de animais marinhos”, declarou o secretário.
 
Fonte: PMA