De acordo com a Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim), da Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (SSP-SE), de 1º a 20 de setembro, Sergipe apresentou uma redução de 45% no número de homicídios dolosos. A comparação teve como base o mesmo período de 2017, quando foram registrados 64 casos. Este ano foram 35.

A expectativa é que essa tendência de redução se confirme até dia 30. O homicídio doloso é assim tipificado quando quem o praticou teve a intenção de matar ou assumiu o risco de fazer isso.

A SSP-SE também comemora o fato da capital sergipana ter completado nesta sexta-feira, 21, oito dias sem registros de homicídios dolosos.

Outro dado importante é que na capital,  a redução nos primeiros 20 dias do mês foi de 50%. Em 2017 foram registrados 16 casos. Este ano foram oito. O último caso aconteceu no dia 13 de setembro no bairro Capucho.

O índice que mede a taxa desse tipo de crime (a cada 100 mil habitantes) vem numa curva decrescente desde o mês de março quando chegou a 4,7. Em abril o índice caiu para 4,1, em maio para 3,4 e junho para 3,3. Os dados são do monitor da violência do portal G1.