Nesta sexta-feira, 21, é celebrado em todo território brasileiro o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Em Aracaju, a data é comemorada com a Semana da Acessibilidade. No último dia do evento, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), em parceria com a Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou uma mobilização no centro da capital sergipana com a Caminhada da Acessibilidade, que teve o objetivo conscientizar a população sobre os direitos que são estabelecidos, por leis, às pessoas com deficiência.

Foto: PMA

No Brasil, a lei de nº 10.098, de dezembro de 2000, garante às pessoas que possuem deficiência o direito da acessibilidade com segurança e autonomia em todos os espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, bem como de todos os serviços e instalações abertos ao público, de uso privado ou coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

De acordo com o presidente do CMDPcD e coordenador da Promoção de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência da Assistência Social de Aracaju, Murillo Oliveira, a caminhada é promovida com o propósito de cobrar à sociedade que essa lei seja cumprida, e que a comunidade dê uma atenção especial a essa parcela da população. “Queremos pelo menos que os aracajuanos parem e escutem. Porque no dia a dia, quase não vemos as pessoas com deficiência participando da vida social, por mais que tenhamos um número bastante expressivo na cidade”, explicou

A caminhada teve início na Praça da Bandeira e seguiu até a Câmara Municipal, onde houve uma audiência pública como tema “Comunicar para Incluir”.

Foto: PMA