Nesta quinta-feira, 27 de setembro, muitas “Casas de Axé” e fiéis católicos celebram o Dia de São Cosme e São Damião. Para marcar a data é servido o tradicional caruru em agradecimento aos santos. A única paróquia em Sergipe, dedicada aos santos gêmeos, no bairro São Carlos, em Aracaju (SE) está com programação especial até o próximo domingo, 30.

Como tradicionalmente acontece, o Abassá Maria da Paz, promove hoje uma grande festa para servir o caruru. A casa de axé, fica no Conjunto Marcos Freire II, em Nossa Senhora do Socorro (SE) rua 83/79, número 40.

O professor de história e doutor em educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Fernando Aguiar, explicou que a tradição do oferecimento do cururu  nesse período se deve a a cultura africana, que segue, com suas variações, mas de uma forma geral é mantida aqui no Brasil. ” Setembro marca o inicio do calendário agrário entre os africanos da Costa dos Escravos , do Golfo da Guiné e de Luanda . Iniciam-se os ciclos de colheita de inhame e do quiabo, celebrando-se assim, a colheita e o reinício da vida. Em agradecimento as entidades infantis, responsáveis pela renovação do ciclo, lhes é oferecido um grande repasto ou ceia a base de caruru, arroz, vatapá, xinxim de frango ou simplesmente doces, balas , brinquedos”, detalhou.