+55 (79) 99632-2150
Cidades

URGENTE: PRF afasta policiais após morte de homem e The Intercept divulga nomes dos envolvidos

Publicado em 26/05/2022 as 19:36

Compartilhar:
URGENTE: PRF afasta policiais após morte de homem e The Intercept divulga nomes dos envolvidos

Os agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), envolvidos na abordagem que culminou na morte de Genivaldode Jesus, em Umbaúba, foram afastados das suas funções. O comunicado foi feito na noite desta quinta-feira, 26. 

Os nomes dos policiais envolvidos na abordagem também foram divulgados por meio do site de jornalismo The Intercept, assim como um trecho do depoimento que eles prestaram em Boletim de Ocorrência, registrado após a ocorrências. Os agentes são Clenilson José dos Santos, Paulo Rodolpho Lima Nascimento, Adeilton dos Santos Nunes, William de Barros Noia e Kleber Nascimento Freitas.

De acordo com a PRF, eles estão afastadosdas atividades de policiamento, enquanto o processo disciplinar para apurar os fatos está em andamento. A Instituição reforçou ainda que "está comprometida com a apuração inequívoca das circunstâncias relativas à ocorrência, colaborando com as autoridades responsáveis pela investigação". 

 

A reportagem publicada pelo The Intercept traz trechos do depoimentos dos cinco policiais, que alegaram que a morte do morador de Umbaúba se tratou de "um mal súbito", e foi uma "fatalidade desvinculada da ação policial". Os agentes também confessam no boletim que usaram “espargidor de pimenta e gás lacrimogêneo”, em função da “agitação do abordado”. Eram “tecnologias de menor potencial ofensivo”, garantiram.

Nas imagens registradas pelos moradores que testemunharam a abordagem, é possível ver os agentes aprisionando Genivaldo na mala da viatura, algemado e amarrado, e sufocando-o com um gás que vem de dentro da viatura. A ação só cessa quando o homem deixa de esboçar reação. 

Recentes