Foto: Karina Drumond

Uma ação conjunta da Concessionária Pemagri Motorsports em parceria com a Rede Fan de Comunicação, órgãos ambientais federais, estaduais e municipais, esportistas, o Grupo Escoteiro do Mar Baden-Powel e outros colaboradores reuniu dezenas de voluntários na Praia do Viral, na região sul da capital sergipana. Eles recolheram mais de quatro toneladas de lixo. A iniciativa marcou as comemorações pelo Dia Mundial de Limpeza de Praias, Mares, Rios e Lagos.

Pedaços de madeira, objetos de plástico, pneus e até pedaços de automóvel foram encontrados pelos voluntários, que aturam com duas equipes, uma por água e uma por terra. Tudo foi recolhido da praia, tornando o ambiente mais limpo para banhistas e para os animais do local, diretamente afetados pela presença do lixo na região.

Foto: Karina Drumond

O comandante da Capitania dos Portos de Sergipe, capitão Balck, destacou que a quantidade de lixo encontrada foi impactante. “Não esperávamos recolher a quantidade que recolhemos. Agora praia está limpa e além disso creio que temos muito mais pessoas conscientes dos problemas que o lixo descartado de forma irregular pode causar. Tivemos voluntários de várias idades, entre eles, muitas crianças, que serão multiplicadoras da conscientização ambiental. Portanto é uma ação que tem uma amplitude muito maior do que imaginamos”, pontou.

Ainda segundo o comandante, é preciso reforçar junto a população a necessidade de manter nossas praias limpas. “Esse lixo acaba voltando para nós pela própria cadeia alimentar. Quando o lixo é depositado no rio, o peixe acaba comendo e isso chega a nossa mesa. Além disso, pode matar animais que nem sequer comemos e que são extremamente importantes para a manutenção do nosso ecossistema”, finalizou.

Os resíduos coletados  e que podem passar por reciclagem foram enviados a uma Cooperativa.