Moradores denunciam acúmulo de lixo em área de mangue na Coroa do Meio, em Aracaju

Moradores do bairro Coroa do Meio, localizado na Zona Sul de Aracaju, denunciaram a degradação de áreas dos manguezais na região, nas proximidades do Terminal da Atalaia. Segundo relatos, o local estaria sendo alvo de aterros irregulares e acúmulo de lixo.

De acordo com a comunidade, a situação tem se intensificado nos últimos meses. Eles afirmam que partes do manguezal estão sendo cobertas com entulhos e lixo.

“Os próprios moradores que fazem esse descarte há muitos anos, há mais de 30 anos acontece isso, mas nesse período tá se agravando e com o lixo do entulho vem o lixo irregular, no caso plástico, bolsa… E a gente acaba ficando a mercê do cheiro e de insetos que acabam aparecendo por conta do lixo”, relatou o comerciante Felipe Gomes, morador da região.

Apesar de a coleta de lixo, realizada pela Prefeitura de Aracaju, ocorrer regularmente três vezes por semana, os moradores afirmam que o serviço não é suficiente para dar conta da quantidade de entulho acumulado.

Felipe também destacou que existe um ponto específico, próximo ao mangue, destinado ao descarte de entulhos e resíduos. Mesmo assim, segundo ele, parte da população continua descartando lixo em locais inadequados.

“Acredito que falta uma ação de educação por parte da Prefeitura, de vir aqui nas residências e orientar os moradores a fazer esse descarte regular e não no mangue”, orientou.

Além dos impactos ambientais, a população também demonstra preocupação com possíveis consequências para o dia a dia da comunidade, com o forte odor de lixo na região e o aparecimento de animais como ratos e escorpiões.

O presidente da Associação dos Pescadores e Pescadoras da Coroa do Meio e morador do bairro há 45 anos, José Reis, relata com tristeza as mudanças no manguezal ao longo do tempo e critica a falta de preservação.

“Falta os governantes ter mais cuidado com o meio ambiente. Se você entrar hoje no mangue, você chora de ver a perversidade do ser humano. Somos nós seres humanos que não cuidamos do lugar que habitamos, o meio ambiente chora porque nós fazemos ele chorar”, relatou o pescador.

O que diz a SEMA

Procurada, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA), informou que há planejamento de ações voltadas à proteção dos manguezais, com foco em educação ambiental e fiscalização, que ocorre de forma periódica.

O órgão destacou ainda que o descarte irregular de resíduos é crime ambiental e pode resultar em multa.

Confira a entrevista completa:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *