O Conselho de Segurança das Nações Unidas se reúne na manhã desta segunda-feira, 5, para discutir a operação dos Estados Unidos que capturou o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e sua esposa, Cilia Flores. O encontro será em Nova York e está previsto para as 10h no horário local, o que representa 12h no Brasil.
O pedido de reunião foi apresentado pela Colômbia, governada por Gustavo Petro, que tem acumulado embates com o presidente norte-americano, Donald Trump. O Brasil, representado pelo embaixador Sérgio Danese, participará do encontro, mas não terá direito a voto.
Pelas regras da ONU, além dos membros permanentes do conselho — China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos —, a Somália, que preside o colegiado em janeiro, tem direito a voto. A Colômbia é a representante da América do Sul no atual período.








