Lula fará pronunciamento em rede nacional sobre “tarifaço” de Trump

Foto: internet


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão nesta quinta-feira, 17, às 20h30. Com quase cinco minutos de duração, a fala abordará as novas tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos, de Donald Trump, sobre produtos brasileiros.

Lula tem defendido que o Brasil está aberto a negociar, mas não aceitará interferência externa. O presidente também sinalizou que o país pode acionar a Lei da Reciprocidade Econômica e recorrer à Organização Mundial de Comércio (OMC). A iniciativa complementa a defesa da soberania brasileira nas redes sociais.


Um dia antes do pronunciamento, o governo brasileiro enviou uma carta aos EUA manifestando “indignação” com a tarifa de 50% anunciada por Trump. O documento, assinado por Geraldo Alckmin (vice-presidente e MDIC) e Mauro Vieira (Relações Exteriores), cobrou resposta a uma carta anterior de maio e reforçou que a relação comercial é, na verdade, superavitária para os americanos.

Paralelamente, o governo intensificou a defesa online. Perfis oficiais, incluindo o de Lula, publicaram mensagens como “O PIX é nosso, my friend”, uma indireta a Trump sobre a investigação americana contra o sistema PIX. Trump alegou erroneamente déficit comercial com o Brasil em sua carta a Lula e criticou o julgamento de Jair Bolsonaro no STF.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *