Nesta segunda-feira, 20, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve reunido com sua equipe ministerial pela primeira vez no ano. Logo na abertura, ele deu uma “bronca” indireta em Fernando Haddad, ministro da Fazenda, por causa da recente polêmica do PIX, e exigiu dedicação de todos para o restante do mandato.
“Daqui pra frente é dedicação, mais do que vocês já tiveram. Daqui pra frente, nenhum ministro vai poder fazer portaria que depois crie confusão pra nós sem que essa portaria passe pela Presidência da República através da Casa Civil. Muitas vezes a gente pensa que não é nada, mas alguém faz uma portaria, alguém faz um negócio qualquer, daqui a pouco arrebenta e vem cair na Presidência da República”, disse o presidente.
Lula se referiu aos transtornos em torno da norma publicada pela Receita Federal que traria uma maior fiscalização às transações via PIX. Falhas de comunicação acabaram resultando em falsas notícias que levantavam uma possível taxação na forma de pagamento instantâneo, o que se intensificou com o vídeo viral do deputado federal Nikolas Ferreira (PL). Por fim, o imbróglio resultou na revogação da norma fiscalizatória.
A reunião pode ter sido a última antes de Lula concluir a reforma ministerial que pretende fazer até o início de fevereiro.








