Cidade
- Início •
- Blog
Abastecimento de água está interrompido de forma temporária em parte do Centro-Sul e Sul sergipano
Da redação
18/01/2025
Em comunicado publicado nas redes sociais na noite dessa sexta, 17, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) informou que alguns municípios no centro-sul e sul de Sergipe estão com abastecimento de água interrompido em razão de problemas operacionais e externos.
Em Boquim, a interrupção do abastecimento foi motivada pela má qualidade da água captada no Riacho Grilo, que apresentou parâmetros de turbidez elevado após os sedimentos carregados pelas chuvas. A Deso alegou ainda atos de vandalismo na área operacional de captação subterrânea, que comprometeram a infraestrutura do poço artesiano.
Já em Lagarto, o impacto foi maior no povoado Colônia Treze, também por atos de vandalismo, como furto a cabos e componentes elétricos.
Nos municípios de Itabaianinha, Tomar do Geru e Umbaúba, o sistema de bombeamento de água foi interrompido por quedas no fornecimento de energia, como também à baixa qualidade de água bruta captada nos diversos mananciais que abastecem a região. Segundo a Deso, Itabaianinha foi o município mais afetado.
Em Tobias Barreto, o abastecimento está comprometido desde a última segunda-feira, 13, pela necessidade de reduzir a vazão de água para manutenção na adutora dos poços do Catu. Os reparos foram concluídos na última quinta, 16. A previsão é de que o abastecimento de água seja normalizado nas próximas horas.