Mundo
- Início •
- Blog
Israel e Hamas fecham acordo de cessar-fogo e libertação de reféns
Da redação
16/01/2025
O cessar-fogo entre Israel e o grupo Hamas na Faixa de Gaza está previsto para começar no próximo domingo, 19. O acordo foi divulgado na última quarta-feira, 15, e está dividido em três etapas e busca libertar os reféns, ajuda humanitária e a reconstrução do território.
Na primeira etapa, com duração de aproximadamente 42 dias, o Hamas deverá libertar 33 reféns, incluindo mulheres, crianças e idosos, vivos ou mortos, segundo estimativas de Israel. Em contrapartida, o governo israelense liberará centenas de prisioneiros palestinos.
Israel anunciou que irá retirar tropas de áreas como o corredor Netzarim, no centro do território, e parte do corredor da Filadélfia, na fronteira com o Egito. Assim como, moradores desarmados poderão retornar ao norte de Gaza, desde que o transporte de armas seja proibido.
Além disso, também haverá uma intensificação na ajuda humanitária à região, que enfrenta uma crise nessa questão, com milhares de pessoas desabrigadas e em condições precárias.
Já na segunda fase, programada para começar 16 dias após o início do cessar-fogo, pretende libertar os reféns restantes, incluindo jovens civis e soldados. Em troca, Israel ampliará a libertação de prisioneiros e detidos palestinos. No entanto, integrantes do Hamas envolvidos nos ataques de outubro de 2023 não serão incluídos no acordo.
A terceira e última etapa deve começar no mesmo período da segunda e promete ser de negociações para a reconstrução de Gaza e a possível retirada total das tropas israelenses. Porém, o futuro político da região permanece incerto. Há debates sobre quem assumirá a administração de Gaza após a guerra.
*Com informações do G1 e da CNN