Cidade

  • Início •
  • Blog

“Foi um resultado de esforço e dedicação", diz sergipano que alcançou 980 na redação do Enem

Da redação

15/01/2025


Com apenas 18 anos, um jovem estudante do interior sergipano se destacou ao atingir a nota 980 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. Natural de Nossa Senhora de Lourdes, município distante 126 km de Aracaju, Francisco Souza Hora, filho de servidora pública e autônomo, afirma que o resultado satisfatório é reflexo de uma dedicação diária de 14 horas de estudo.

Ele finalizou o ensino médio na rede pública, em 2023, no Centro de Excelência Almirante Tamandaré, e credita o resultado ao esforço e ao apoio familiar durante sua jornada de estudos. “Foi um resultado de esforço e dedicação durante esse um ano que estudei. Depois de tanta ansiedade e choro, mas com o apoio de todos que me amam, foi uma realização”, comemorou o estudante.

Desde 2023, ele sonha em cursar Medicina e, apesar de já ter sido aprovado em uma faculdade particular na Bahia, seu objetivo é conquistar uma vaga em uma instituição pública. Este foi o segundo ano consecutivo que o jovem realizou o Enem com esse foco.

Para alcançar esse bom resultado, Francisco estruturou uma rotina rigorosa de estudos. Ele se dedicava diariamente por até 14 horas, iniciando às 7h da manhã e prosseguindo até às 20h ou, em alguns dias, até às 23h. As pausas eram estratégicas, geralmente para refeições. Estudando em casa, ele contou com o suporte de cursos online e contratou um cursinho preparatório para reforçar seu aprendizado.

“Acordava cedo, fazia jejum, tomava banho e ia estudar. Dava uma pausa para almoçar e voltava às 14h, continuando até o final do dia”, explicou sobre sua rotina.

Redação do Enem

O tema da redação deste ano, “Desafios para a Valorização da Herança Africana no Brasil”, foi considerado complexo pelo jovem, mas também uma oportunidade de aprendizado. “Achei um tema complexo e, conforme desenvolvia o texto, ele se tornava ainda mais profundo. Fiz um curso presencial oferecido pelo governo que me ajudou bastante e gostei muito de trabalhar com esse tema”, destacou.

O estudante também revelou que, na primeira vez que realizou o Enem, havia obtido apenas 600 na redação. A evolução é prova do comprometimento e da busca constante por melhoria.

Apesar de ainda não ter calculado a média final no Enem, a expectativa é grande. Agora, ele segue confiante em busca da realização do sonho de ingressar em uma universidade pública de Medicina. “Acredito que todo o esforço vai valer a pena”, finalizou o estudante.

 

 

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1