Cidade
- Início •
- Blog
Chuvas danificam novo centro administrativo de Itabaianinha e afetam funcionamento da prefeitura
Da redação
10/01/2025
Foto: Montagem/ Fan F1
O novo centro administrativo da Prefeitura de Itabaianinha, inaugurado no final de dezembro, foi gravemente afetado pelas chuvas que atingiram o município nesta sexta-feira, 10. De acordo com a secretária de obras, Kelle Fonseca, o prédio não resistiu ao volume de água, resultando em sérios danos à estrutura e à documentação do município.
Importantes arquivos foram perdidos, com documentos ficando completamente mofados e irrecuperáveis. Além disso, o forro do banheiro desabou e as instalações do centro administrativo ficaram completamente alagadas, prejudicando o funcionamento da administração municipal. Em entrevista, Kelly Fonseca destacou que a situação é alarmante: “O novo centro de administração foi inaugurado há menos de 15 dias, porém no primeiro evento chuvoso já aconteceu de alagar. Está uma situação muito perigosa para o pessoal, pois temos problemas com o forro do teto que está soltando, vazamentos, além de infiltrações que podem comprometer toda a parte elétrica”, pontuou.
A situação tem gerado grande preocupação entre as autoridades locais, que estão acompanhando de perto os impactos das chuvas e os danos no prédio. A estrutura, recém-construída, foi projetada para abrigar as atividades administrativas do município, mas as falhas estruturais expostas pelo evento climático levantam dúvidas sobre a qualidade da construção.”Esse prédio foi entregue às pressas no fim da gestão passada, sem que houvesse o mapeamento do Corpo de Bombeiros nem o mapeamento de risco. O centro comercial de artesanato também foi entregue durante a gestão passada e, neste momento, a população está sofrendo, pois, com as fortes chuvas, o volume de água está retornando, já que a rede de esgoto está entupida nos boxes onde as pessoas comercializam”, disse o Secretário de Comunicação de Itabaianinha, Jonas Nascimento.
Além disso, o estado de Sergipe está sob alerta de chuvas intensas para as próximas 72 horas. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) emitiu um comunicado nesta sexta-feira, 10, alertando para a possibilidade de chuvas fortes, com acumulados superiores a 50 milímetros por dia nos territórios do litoral e agreste central do estado. A meteorologista Wanda Tathyana de Castro Silva informou que as instabilidades devem se intensificar nos próximos dias.
A situação em Itabaianinha, portanto, é preocupante, e as autoridades estão mobilizadas para mitigar os danos e garantir a segurança da população e o funcionamento dos serviços municipais.