Saúde

  • Início •
  • Blog

Centros de Especialidades Odontológicas em Sergipe realizaram mais de 20 mil atendimentos e devolvem sorrisos à população

PUBLIEDITORIAL

18/12/2024


PUBLIEDITORIAL

Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), geridos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), integram o programa federal ‘Brasil Sorridente’ e desempenham um papel essencial na promoção da saúde bucal e na melhoria da qualidade de vida da população sergipana. De janeiro a novembro de 2024, os CEOs realizaram 20.532 atendimentos, beneficiando 19.358 usuários com procedimentos especializados e retornos. 

Localizados em Boquim, Capela, Laranjeiras, Nossa Senhora da Glória, Propriá, São Cristóvão, Simão Dias e Tobias Barreto, os CEOs oferecem serviços diversificados, como atendimento odontológico a pessoas com deficiência (PcD), cirurgias orais, diagnósticos de câncer de boca, endodontia, periodontia e próteses dentárias, além de exames complementares, como radiografias e exames anatomopatológicos. 

Com profissionais qualificados e estrutura adequada, os Centros de Especialidades Odontológicas seguem como referência no atendimento especializado em Sergipe, promovendo saúde bucal e devolvendo a qualidade de vida e o sorriso aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Segundo a cirurgiã-dentista e especialista em periodontia, Mônica Cabral, a área desempenha um papel fundamental dentro dos CEOs ao realizar procedimentos avançados, que não estão disponíveis na atenção básica.


“Aqui, realizamos intervenções periodontais invasivas, cirurgias de sorriso gengival e procedimentos de aumento de coroa clínica para auxiliar tratamentos ortodônticos e endodônticos. Trabalhamos nos tecidos de sustentação do dente, como gengiva e osso, que são a base para salvar dentes comprometidos”, disse.

A cirurgiã-dentista e especialista em prótese, Dalete Nunes, destacou a importância de devolver a autoestima aos usuários, por meio dos procedimentos protéticos.


“É gratificante ver o brilho nos olhos dos usuários ao receberem a prótese. Muitos relatam que perderam a vontade de sorrir e que estão recebendo uma nova chance de viver. Nós devolvemos não apenas o sorriso, mas também a capacidade de se alimentar corretamente, o que traz qualidade de vida. Pessoas que antes tinham dificuldades, hoje celebram o prazer de mastigar e comer o que gostam”, afirmou. 

Entre os usuários beneficiados está o lavrador José Marcos Santos, que se prepara para receber sua prótese na unidade.

“O atendimento foi ótimo. Antes, eu tinha dificuldade de mastigar e evitava até tirar fotos por vergonha do sorriso. Agora, com a prótese, vai ficar muito melhor”, celebrou. 

A contadora Jucilene de Oliveira também elogiou o atendimento recebido no CEO.


“Fiz tratamento de canal e não conseguia nem escovar os dentes direito por causa da dor. Hoje, melhorei muito. O atendimento aqui é excelente e transforma vidas. Recomendo para todo mundo. Aqui é uma bênção!”, considerou. 

Fluxo e descentralização 

Os CEOs estão estrategicamente descentralizados para garantir o acesso da população ao tratamento em seus respectivos territórios. Os profissionais das UBSs são responsáveis pelo primeiro atendimento ao usuário e pelo encaminhamento aos centros especializados, seguindo o protocolo de atendimento do serviço. Pessoas com deficiências têm acesso prioritário, podendo procurar diretamente o CEO para avaliação e indicação de cuidados, garantindo o acolhimento de suas necessidades na definição do risco.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1