Domingueira
- Início •
- Blog
Detalhes, críticas e pitacos à parte, Emília e Fábio merecem elogios
Por Narcizo Machado e colaboração de Diego Rios
17/11/2024
A semana foi marcada por uma boa posição da prefeita eleita. Em Brasília, Emília Corrêa circulou nos gabinetes dos representantes de Sergipe. Também foi recebida pelo ex-presidente Bolsonaro e pela ex-primeira-dama Michelle. Aos parlamentares sergipanos, Emília entregou seu plano de governo e pediu colaboração na destinação de emendas.
Corrêa dialogou sem distinções partidárias e podemos concluir que, com seu gesto, fica atestado que ninguém rompe o sistema político. Pode até vencer candidaturas da máquina, mas romper é criar novo ciclo, e fazer parceria institucional para atrair recurso é antigo, normal, legal, importante, mas é sistema político. Fato!
Ninguém faz nada isoladamente, tem que ter relações mesmo. Ponto positivo para a prefeita, que mostra que acima do discurso, está o interesse público e a administração.
Pela primeira vez, Sergipe tem nota Capag A. Significa dizer que o Estado está num bom caminho de controle fiscal e que melhorou sua capacidade de endividamento. São duas as consequências: na prática, caso necessite de empréstimos, Sergipe terá acesso a melhores taxas de financiamento. Com isso, está desmontada a argumentação da oposição de que a gestão de Fábio não anda bem das pernas e que há uma crise em Sergipe. O fato foi comemorado pelo governador em vídeo nas redes sociais.
A semana também teve outro fato positivo para ele: a política de incentivo ao primeiro emprego, feita em Sergipe, virou exemplo para o G20 Social, que ocorre no Rio de Janeiro. Fábio encerra acumulando boa imagem.
Há detalhes para os quais o governador precisa se atentar: as obras e entregas que tenham a sua marca precisam ser aceleradas. A grande cobrança que se sente nas análises é pela entrega de obras estruturantes. Tem muito programa e projeto que está funcionando e que, ainda assim, o governador é cobrado por mais resultados.
Educação e Turismo são dois bons exemplos de políticas públicas que têm avançado. Na Educação, a disputa com o Sintese tem tirado o foco das realizações, e a política de Turismo é aplaudida, mas não tem sido suficiente.
Emília e Fábio mandaram bem durante a semana e merecem os devidos elogios, as leves observações, ou até críticas por que não dizer, são detalhes. Só que os detalhes falam muito e fazem toda a diferença!
NOTAS DA SEMANA
Governador com pneumonia
O governador Fábio Mitidieri foi diagnosticado, na sexta-feira, com pneumonia. Ele está internado e deve ter alta hoje. O tratamento seguirá em casa. Toda a agenda do governador está cancelada até quinta-feira.
Pedidos de Emília
O colega Fábio Henrique publicou área por área para as quais Emília teria pedido recursos aos parlamentares na ida a Brasília. Chama atenção o fato de não existirem projetos, orçamento, etc. Como então pedir recursos? Fiquei sem entender…
Pedidos de Emília II
Seria impossível a prefeita pedir valores de emendas. A não ser que tenha topado entrar no sistemão, ou melhor, desculpem, no sistema das emendas “PIX”, que podem ser destinadas sem a especificação imediata da obra a ser realizada. Outra possibilidade são as emendas de custeio, por exemplo, para bancar serviços de Saúde. No mais, Emília vai precisar assumir e com sua equipe construir projetos
de obras e, de posse dos seus custos, tentar os recursos.
Pedidos de Emília III
Os parlamentares estão neste momento comprometidos com suas bases e com acordos feitos anteriormente. Retorno em volume de recursos, a prefeita só deve conseguir em 2025, se for competente na apresentação de projetos para obras.
O papel de Pastor Itamar
O pastor Itamar Bezerra, futuro primeiro-cavalheiro de Aracaju, tem acompanhado a esposa, a prefeita eleita Emília Corrêa (PL), em atividades sociais, administrativas e políticas. Passou a semana em Brasília ao lado dela. Uma das maiores curiosidades é saber o papel que ele exercerá na gestão. Há quem aposte em um protetor conselheiro, também há quem assegure que ele comandará a Secretaria de Governo.
Márcio amplia confiança de Lula
Após a realização do G20 Social, evento que reuniu movimentos sociais de diversos países e que levantou reflexões sobre pautas sociais para as maiores Nações do planeta, o ministro Márcio Macedo ampliou sua relação e a confiança de Lula. Brasília é terreno fértil para especulações e, no popular, a chamada ‘trairagem’. Márcio é extremamente cobrado e visado, se algo desse errado, poderia lhe custar o cargo. Como tudo na vida tem ‘dois lados’, ele colherá agora os frutos do sucesso do evento.
Diplomação tem data
A prefeita eleita, Emília Corrêa, seu vice Ricardo Marques, os 26 eleitos para a Câmara de Aracaju e seus suplentes serão diplomados em solenidade no próximo dia 17 de dezembro, às 16h30, no Teatro Tobias Barreto.
Edvaldo no U20
Outro encontro setorizado do G20, foi o U20. Reunião dos municípios das Nações, que também ocorreu nos últimos dias, no Rio de janeiro. Edvaldo Nogueira esteve participando e de lá gravou vídeos sobre as principais temáticas debatidas, entre elas, as urgências climáticas que impactam diretamente as cidades.
Base na Câmara
Já é dado como certo que Emília terá base na Câmara para tocar sua gestão com tranquilidade. Estima-se que ela chegue a 18 parlamentares. Somando, assim, dois terços para ter segurança em votações que precise de quórum qualificado. Todos os aliados da base o farão, claro, em nome do amor por Aracaju. Nada mais!
Ricardo já conseguiu 24 votos
Para se manter presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, o comentário dos bastidores é de que o atual presidente Ricardo Vasconcelos já conseguiu aglutinar apoio de 24 vereadores, com seu próprio voto 25. Ricardo conta com o apoio do governador Fábio Mitidieri e já conseguiu também declaração de apoio da prefeita eleita Emília Corrêa.
Ministra no FASC 2024
O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, o prefeito eleito, Júlio Nascimento, e a secretária Paola Santana, estiveram em Brasília. Lá, foram recebidos pela ministra da Cultura, Margareth Menezes. Na oportunidade, eles convidaram a ministra para fazer a abertura solene do evento, que ocorre entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro. Margareth esteve no Fasc de 2017 como uma das atrações.
Sergipe na Europa
Com o apoio do SergipeTec, o médico sergipano Hermílio Carvalho apresentou seu inovador aplicativo de prevenção de amputações por diabetes no Web Summit Lisboa, o maior evento de tecnologia da Europa. Utilizando inteligência artificial, o aplicativo transforma um exame complexo em uma avaliação rápida de 60 segundos, tornando a prevenção mais acessível e eficiente. A empresa LookInside, sediada no Parque Tecnológico de Sergipe (SergipeTec), é pioneira no uso dessa tecnologia para a triagem do pé diabético, levando a inovação e a excelência em saúde desenvolvidas em nosso estado para o cenário global.
Estudantes sergipanos viajam
Mais 19 estudantes da primeira turma do programa Sergipe no Mundo embarcaram para os Estados Unidos e Canadá. Ao todo, 50 jovens sergipanos terão a oportunidade de realizar intercâmbio, com apoio do Governo de Sergipe, recebendo vistos internacionais, seguros de viagem e saúde, além de matrícula em escolas locais. O programa visa oferecer acesso a educação de qualidade, com experiência única de aprendizado e intercâmbio cultural.