Política

  • Início •
  • Blog

"O PL pode indicar a criação de protocolos específicos", diz Sônia sobre câmeras nos uniformes dos guardas municipais

Da redação

12/11/2024


Na última segunda-feira,11, foi realizada uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores, sobre o Projeto de Lei  (PL) que prevê a instalação de câmeras nos uniformes dos guardas municipais, de autoria da vereadora reeleita em Aracaju  Sônia Meire (PSOL). No Jornal da Fan desta terça-feira, 12, ela falou sobre a audiência que discutiu a proposta.

“Então ontem foi realizada essa audiência,  onde nós escutamos tanto o sindicato da guarda quanto  outras pessoas que atuam na segurança, sindicalizados também, com opiniões também bastante…trazendo alguns elementos. E nós saímos dessa audiência muito felizes por ver quanto o nível da audiência colocou para nós a importância da transparência”, destacou.

Entre os motivos para a iniciativa do PL, segundo a vereadora, é a sensação de insegurança, principalmente entre a população negra.

“Ocorre que, durante muitos anos, os movimentos sociais, a população negra, ela vem fazendo várias exigências porque ela não se sente segura pelo sistema de segurança público. Uma população que, pelos dados, pelas estatísticas, mostram que há um índice de mortalidade muito alta nessa população negra, principalmente de homens negros, de mulheres também mais homens, mais que homens brancos. O índice de homicídio da população branca e da juventude, ela é muito inferior ao da população negra e, principalmente, nesse aspecto que diz respeito à ação do Estado sobre as pessoas”, detalhou.

Sônia Meire também pontuou quais serão os próximos passos em relação ao projeto. “Algumas propostas foram apresentadas, inclusive de prazos e protocolos que precisam ser criados, que não serão criados pelo projeto de lei. Mas o projeto de lei pode indicar a criação de protocolos específicos.[…]  O nosso próximo passo não vai ser pedir para seguir a votação, nós vamos pedir para suspender a votação por alguns dias para que a gente possa fazer os ajustes que precisam ser feitos. A audiência pública foi feita com esse objetivo, para que nós possamos deixar no próprio projeto de lei ele bem afinado com as demandas da população, com as orientações que nós vamos estar reconhecendo dentro do projeto e com as demandas que vieram do debate”

 

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1