Política

  • Início •
  • Blog

“Uma guarda municipal que tenha lógica cidadã é o único caminho para a gente melhorar a segurança pública”, defende Niully

Da Redação

27/09/2024


Em entrevista ao Jornal da Fan nesta sexta-feira, 27, a candidata à prefeitura de Aracaju, Niully Campos (PSOL), defendeu sua proposta de desmilitarização da Guarda Municipal, que tem como objetivo de torná-la mais cidadã.

“Uma guarda municipal que tenha lógica cidadã é o único caminho para a gente melhorar a segurança pública, porque, senão, acontece esse monte de confronto. Sai policial com saúde mental comprometida, sai jovem negro periférico morto dentro das periferias do nosso município. E é sangue para todo lado, e eu não quero sangue para todo lado”, afirmou.

A candidata explica que para alcançar essa lógica cidadã, primeiro é preciso dar atenção aos servidores de segurança pública pensando, principalmente, na capacitação voltada aos direitos humanos.

“A segurança pública não diz respeito apenas ao poder de polícia, mas diz respeito também a cuidar do patrimônio, a cuidar, vigiar e ampliar a Patrulha Maria da Penha, a fazer parceria com outras forças policiais, para que a guarda auxilie de alguma forma. Diz respeito, a capacitação permanente para guarda municipal, garantir uma capacitação humanizada para formar os servidores para os direitos humanos. Isso tudo vai garantir qualidade de vida para os trabalhadores da segurança”, explicou.

Niully finaliza sua fala afirmando que a lógica atual de trabalho das guardas municipais entrega pouca eficiência.

“Essa lógica de militarização é uma lógica que entrega muita morte e pouca eficiência. A senhora que tá na rua se sente segura? Eu também não. E se a gente não se sente seguro a gente não está fazendo certo a política pública. E se a gente está fazendo a mesma coisa a vida toda e não está dando o resultado que a gente precisa, a gente tem que fazer uma coisa diferente para mudar a entrega do resultado”, concluiu.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1