Cidade
- Início •
- Blog
Golpes na internet: confira orientações da Polícia Civil e saiba como se proteger
Da redação
Em um cenário onde qualquer descuido pode gerar grandes prejuízos financeiros em golpes praticados por criminosos, a Polícia Civil, através do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) mapeou as principais recomendações de segurança relacionadas a aplicativos de redes sociais, assim como também para outras plataformas e sites na internet.
Segundo os dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE), somente no ano de 2020 houve um crescimento de 265% nos crimes praticados no ambiente virtual no estado.
Dentre as investidas criminosas que ocorreram mediante o uso da internet, a que mais apresentou alta foram as ocorrências de estelionato. Em 2019, foram 621 registros desse crime, enquanto que, em 2020, foram contabilizados 3.215 golpes.
Confira as recomendações:
- Ative a verificação em duas etapas dos aplicativos;
- Instale um antivírus;
- Utilize somente redes Wi-Fi confiáveis, como a da própria residência;
- Se desconfiar de uma rede Wi-Fi, utilize apenas os dados móveis;
- Não repita senhas em sites e aplicativos diferentes;
- Utilize sempre senhas fortes, com números, letras e outros caracteres.
Denúncias e registro de ocorrências
Caso já tenha sido vítima de golpes envolvendo plataformas na internet, a exemplo de redes sociais e sites, é fundamental registrar o boletim de ocorrência em uma delegacia da Polícia Civil ou ainda pela Delegacia Virtual.
Qualquer denúncia sobre golpes na internet devem ser encaminhadas à Polícia Civil, por meio do Disque-Denúncia, no telefone 181. O sigilo do denunciante é garantido.