Saúde
- Início •
- Blog
Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe formará cerca de 200 profissionais do SUS em cursos de Pós-Graduação
Publieditorial
02/08/2024
PUBLIEDITORIAL
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual da Saúde (Funesa) e da Escola de Saúde Pública do Estado de Sergipe (ESP/SE), está promovendo a qualificação de aproximadamente 200 profissionais da rede estadual de Saúde, com a oferta de quatro turmas de pós-graduação lato sensu. O programa visa aprimorar a formação dos servidores que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe.
Iniciadas em 2023, as duas primeiras turmas são dos cursos de Gestão da Educação e Saúde e Saúde Pública, cada uma com 40 discentes. Essas turmas estão previstas para concluir seus estudos em outubro de 2024 e se tornarão as primeiras a serem certificadas pela Escola de Saúde Pública. Já em 2024, foram abertas mais duas turmas: Vigilância e Emergência em Saúde Pública, com 60 discentes, e Gestão Hospitalar, com 45 discentes. Com isso, o total de discentes da pós-graduação na ESP/SE somam cerca de 200.
O processo de seleção dos candidatos foi realizado por meio da publicação de um edital no site da Funesa. Os trabalhadores do SUS interessados participaram do processo de seleção, seguindo as orientações e requisitos estabelecidos no edital. Após a análise da documentação, foi publicada a lista dos classificados e excedentes.
A qualificação desses profissionais é fundamental para a melhoria da gestão em saúde, tanto hospitalar quanto em outras modalidades. A formação continuada visa a excelência na prestação de serviços de saúde pública, o que é crucial para o avanço da qualidade dos serviços oferecidos. Profissionais qualificados são essenciais para uma gestão eficiente, para a criação de um grupo coeso e motivado, e para a busca de oportunidades que enriqueçam a qualidade do serviço de saúde pública.
A psicóloga Karoliny Almeida é discente da turma de pós-graduação em Gestão da Educação em Saúde, e conta que participar da pós foi uma oportunidade de ampliar os seus conhecimentos.
“Estamos na fase final do curso de especialização, que iniciou em maio de 2023. Estamos agora no último mês de disciplina, e em agosto realizaremos a qualificação do nosso Projeto de Intervenção. Realizar esse curso trouxe a possibilidade de ampliar nossos conhecimentos, enquanto profissionais de saúde, sobre gestão da educação em Saúde e seu fazer na prática, objetivando contribuir para um SUS mais fortalecido e eficaz”, explicou Karoliny.
A enfermeira Juliana Silva, discente da turma de Especialização em Gestão Hospitalar, conta que desde a graduação já se identificava com a área de gestão.
“A especialização está contribuindo muito para o meu crescimento profissional. Estou aprofundando meus conhecimentos práticos e teóricos que são aplicados no meu dia a dia profissional”, contou.