Domingueira
- Início •
- Blog
A força da gestão Edvaldo reforçada na pré-campanha de Emília e na sagacidade de Yandra
Por Narcizo Machado e colaboração de Diego Rios
19/05/2024
A fotografia do momento em Aracaju, mostra um Edvaldo Nogueira com gestão bem avaliada. Mas, como concluir isso, se é possível perceber tantas críticas nas redes sociais? Simples! Primeiro, é lembrar que a rede social é uma bolha e, assim sendo, se move de acordo com comandos. Por fim, ter atenção às pré-campanhas, seus discursos e atos ajudam na constatação. Trago exemplos.
Antes de esmiuçar os detalhes, eu afirmo que está notório e consolidado, o pleito de Aracaju passará pela discussão da cidade e a capacidade de gestão de cada um dos nomes que encabeçam as pré-candidaturas. O gênero poderá vir a ser um recorte emocional, caso alguma das mulheres convença o eleitorado de que tem os atributos necessários para conduzir a Capital de todos os sergipanos. Seria um paradigma a impactar o eleitor, mas posterior à demonstração de preparo.
O comportamento das duas principais pré-candidaturas de oposição, lideradas pelas principais mulheres hoje consolidadas na disputa, mostram o quanto a gestão de Edvaldo é bem avaliada. Nos discursos, nos atos, nas movimentações de redes sociais, o foco é a cidade.
No Santa Maria, bairro que tem diversas demandas, um vídeo mostrando os problemas, já no Dom Luciano, bairro impactado por obras, o discurso de que atuará para melhorar a vida das pessoas. Abordagem de matéria nacional mostrando que Aracaju não tem Plano de Mudanças Climáticas, visita a um projeto de educação infantil, discurso com críticas às obras do Parque da Sementeira, vídeo educativo sobre reciclagem. O empreendedorismo também foi abordado em reunião com evangélicos e visita ao Festival Brasil Sabor.
O roteiro acima é o resumo da semana de Emília Corrêa. Todas as atividades voltadas para a pauta da gestão. Enquanto opositora, a vereadora cumpre, com inteligência, a estratégia de desconstrução da imagem da gestão de Edvaldo.
Em paralelo, mostrando boa desenvoltura e também abordando a cidade, Yandra Moura lançou sua pré-campanha com a oficialização de Belivaldo Chagas como seu vice. Nos discursos, a vida das pessoas, os desafios da cidade, o acolhimento às demandas através dos encontros de escuta para construir os ‘Novos Caminhos’, finalizando com o argumento da junção da inquietude da juventude com a experiência,
para fazer ‘Aracaju Avançar’. O evento de lançamento de Yandra ocorreu no bairro 18 do Forte na última sexta-feira, 17, e teve o slogan, ‘Caminho certo pra Avançar’.
Se é ‘para avançar’, é porque algo até aqui foi feito de bom e precisa, claro, de mais iniciativas, de mais ações, de novos projetos e o enfoque naquilo que ainda não se conseguiu realizar. É uma sacada sagaz, que pode fazer de Yandra um efeito mais que surpresa no pleito.
Se os adversários focam na cidade e são inteligentes em mudar suas falas de acordo com a realidade de cada comunidade, como fez Emília, entre o Santa Maria e o Dom Luciano, e como fez Yandra, com discurso equilibrado, é fácil concluir que a despeito dos exageros de alguns, Edvaldo está bem avaliado.
E é nesta boa avaliação, que o prefeito aposta para levar Luiz Roberto ao segundo turno. Em agosto, quando a população começar a despertar mais para debater seu futuro, veremos quem tenderá a ter sucesso com as estratégias adotadas.
NOTAS DA SEMANA
Estreia na 102,7
Com grande alegria aceitamos o convite de encabeçar o Jornalismo da 102,7 FM, de segunda a sexta das 12h às 14h. Permaneço na Fan FM, com o Jornal da Fan e o projeto do Play Fan F1. É uma nova etapa em uma cidade que respira rivalidade, polarização e observa a política com muita atenção. Sintonize e acompanhe!
Lançamento da pré-candidatura de Yandra
O lançamento da pré-candidatura de Yandra Moura (União), para a prefeitura de Aracaju, foi diferenciado pelo fato de o evento ter acontecido em um bairro da Zona Norte, com a presença de milhares de pessoas que lotaram a quadra do colégio Bom Pastor, as ruas e praças ao redor. A avaliação dos militantes e assessoria é que “parou o bairro 18 do forte”.
Lançamento da pré-candidatura de Yandra II
Outro fato importante é que oito deputados estaduais, 1/3 da Alese, estavam presentes e irão caminhar com Yandra. Nacionalmente, estiveram aqui o presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, o líder do partido na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento, o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o vice-presidente nacional do Podemos, Pastor Everaldo. Yandra mostrou que tem prestígio com lideranças importantes locais e nacionais.
Yandra e a foto de Fábio
Durante evento de lançamento da pré-campanha de Yandra, uma foto do governador Fábio Mitidieri foi usada no painel. Todos sabem que Fábio apoia Luiz Roberto. Rapidamente, alguns aliados de Luiz disseram que a foto pode ser usada no palanque de Yandra, mas o apoio será efetivamente de Luiz. Olha a tensão no ar.
Yandra provocada
A pré-candidata teria sido provocada sobre usar a foto e não ter o apoio. “Se vou ter apoio dele não sei, mas eu e meu agrupamento estaremos com ele em 2026”, teria dito a deputada.
Solidariedade bem organizado
Em uma demonstração de organização, o Solidariedade de Sergipe promoveu neste último sábado, 18, um encontro de qualificação dos seus pré-candidatos para o pleito de 2024. Valadares Filho, que em poucos meses conseguiu fazer do Solidariedade uma sigla competitiva em mais de 30 municípios do Estado, está em clima de comemoração. O evento foi prestigiado pelo presidente nacional do partido, Paulinho da Força, e pela Marília Arraes, ex-deputada e que disputou o segundo turno de 2022 em Pernambuco.
Luiz e Fabiano no Solidariedade
Os pré-candidatos a prefeito de Aracaju, Luiz Roberto e Fabiano Oliveira, prestigiaram o evento do Solidariedade. Ambos possuem boa relação com Valadares Filho, presidente do partido. Nos bastidores, comenta-se que o Solidariedade seguirá com Luiz Roberto.
Da independência ao individualismo
A pré-candidata Emília Corrêa fez discurso interessante durante palestra a estudantes do curso de Enfermagem. “Nunca defendi prefeito, nunca defendi governador, nunca defendi deputado, nunca defendi presidente”, disse ela para justificar que não entrou na política por ‘benção’ de algum homem. Até aí tudo bem, mostra a independência. Porém, como a política é a arte da ação coletiva, corre o risco de cair no individualismo. Uma personagem da política que não consegue agregar, unir e defender a política de grupo.
Indecisão causando problemas na base
A indecisão do MDB e do Progressistas, sobre candidatura própria ou apoio a Luiz Roberto, está causando problemas para quem está na base. Pré-candidatos à Câmara, das duas siglas, começam a sentir dificuldades na hora de fechar apoio nas comunidades. Até quando seguirá esta situação? É a pergunta para qual todos querem resposta.
Reunião da Federação
Amanhã, 20, ocorre reunião estadual da Federação PT/PCdoB/PV. Na pauta, as alianças em todo o Estado e as diretrizes para cada uma das realidades. Domingueira procurou Edival Goes, que explicou que, a princípio, a situação de Aracaju não entra na pauta. Aracaju e Socorro, pela quantidade do eleitorado, devem ter chancela, se necessário, pela Nacional.
Federação sem unidade
O PCdoB e o PV emitiram nota com posição contrária à candidatura de Candisse em Aracaju. Os partidos acham que a jornalista não tem viabilidade eleitoral. Querem debate em torno de um nome que esteja no campo de alianças do presidente Lula para, segundo eles, “vencer a extrema direita”. As agremiações não externaram nome, mas parece que querem apoio a Luiz Roberto.
Reviravolta em Boquim
Com a presença dos Mitidieri, Luiz, Maísa, Cláudio e do agora ex-pré-candidato Jorge, o grupo lançou o nome do vereador Jackson do Mangue Grande para a disputa da Prefeitura de Boquim. Jorge desistiu após apelo da família e o nome do vereador foi que conseguiu aglutinar a adesão de todo o grupo governista na cidade.
Boquim e a questão de honra
Alguns membros do agrupamento liderado por Luiz Mitidieri na cidade, ficaram empolgados quando ouviram o ex-deputado dizer que entraria “de cabeça” na campanha e que vencer na cidade se tornou uma “questão de honra”.
Zezinho deixa cargo interino
O vice-governador Zezinho Sobral deixa o cargo interino de governador nesta segunda-feira, 20. Fábio retorna de viagem a Europa, onde apresentou as potencialidades de Sergipe e, ao lado dos demais governadores do Nordeste, buscou parcerias e investimentos. Zezinho cumpriu a função sem maiores problemas e segue no cargo de vice e secretário de Educação.
Márcio cria WhatsApp do Ministro
O ministro Márcio Macedo criou um canal direto de comunicação com a sociedade via WhatsApp. Através dele, você pode receber notícias sobre a atuação de Márcio. Na página do ministro, no Instagram, tem as orientações de como acessar.
Fibromialgia
Os pacientes com fibromialgia contam com a atuação do vereador sargento Bayron (MDB) no reconhecimento de direitos a pessoas com deficiência, como fundamenta a lei 5881/2024, de autoria de Bayron. Esta semana, o vereador destacou a necessidade de políticas públicas de saúde que atendam a esse público. “A fibromialgia afeta o sistema musculoesquelético causando dor crônica e generalizada, sendo acompanhada, na maioria das vezes, por falta de sono, cansaço, distúrbios do humor, além de também poder desenvolver a ansiedade e a depressão”, justificou.