Domingueira

  • Início •
  • Blog

Bolsonaro seguido por quem acredita nele e pelos que querem usar sua imagem; PL Sergipe reprovado

Por Narcizo Machado e colaboração de Diego Rios

28/04/2024


Um bom público, mas nada extraordinário diga-se de passagem, esteve presente em todos os atos de recepção ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro em Aracaju. Todos apoiadores do bolsonarismo? Ou utilizadores da imagem de Bolsonaro? Há diferenças. Vejamos.

Comecemos pelos dois parlamentares mais radicais. Estamos falando de Rodrigo Valadares e Luizão Dona Trampi. Quantas candidaturas defensoras do bolsonarismo eles conseguiram construir em todo o Estado? Quantos diretórios do PL, ou grupos de bolsonaristas eles formaram? É simples, o bolsonarismo é virtual, se espalha sem precisar de estudo ou convivência social.

Rodrigo preocupou-se com um projeto pessoal, como todo patrimonialista ele fará da esposa vereadora de Aracaju. E digo fará, porque é impossível, com tantos depoimentos efusivos da família Bolsonaro, que ela não esteja entre as primeiras colocadas.

Bolsonaro não fez para Emília e Clécia de Socorro, o que fez por Moana, por exemplo. Para Bolsonaro, em Sergipe só existe o sobrenome Valadares. O resto é resto e ponto final. Que me desculpe Lúcio Flávio, que se esforça na defesa do ex-presidente desde 2018, quando Rodrigo surfava no apoio do PT e setores do MST, mas todos os esforços empenhados até aqui, em nada serviram para criar uma relação com o ex-presidente. O poder é cruel! E certos políticos só gostam do poder.

Fechando a análise dos fanáticos, pois é isso que são, Rodrigo que se elegeu com apoio do MST e de Rogério Carvalho em 2018, esse sim acredita ou faz bem o papel que acredita, nos devaneios de Bolsonaro. Luizão Dona Trampi, que deixou a vida de mecânico para um mandato na Alese, segue a mesma linha patrimonialista. Bom lembrar, que a família do coordenador de sua campanha compõe sua assessoria quase que por completo.

Existem os que não apoiam os devaneios do bolsonarismo e sua sanha golpista, entre eles os que lá estavam ontem: Laércio Oliveira, Emília Corrêa, Valmir de Francisquinho, Ícaro de Valmir, Marcos Oliveira e tantos outros. Estes querem e precisam usar a imagem de Bolsonaro. Afinal, 30% do eleitorado é uma fatia significativa para se desperdiçar.

Por fim, as imagens são claras e não negam. Os bolsonaristas radicais de Sergipe não engolem o PL de Sergipe. Formado por políticos tradicionais e por novos aventureiros, o partido teve sua reprovação comprovada no ato da última sexta-feira. O público que esteve no aeroporto e na Orla, não foi o mesmo que esteve na frente da sede do partido. Qual terá sido o motivo? Cansaço? Difícil acreditar. O que existiu foi uma verdadeira reprovação. Aguardemos outubro.

NOTAS DA SEMANA

Falta de Michelle
A ausência de Michelle Bolsonaro nessa visita do ex-presidente a Aracaju deu o que falar. Há quem diga que não houve problemas de saúde e sim, uma divergência entre a coordenação do PL e a assessoria da ex-primeira-dama. O fato é que, o volume das atividades diminuíram e a adesão das mulheres não foi a mesma.

Bolsonaro no sábado
Ontem, o ex-presidente visitou o mercado de Aracaju, antes de ir em Socorro, esteve na sede da empresa Havan e almoçou com aliados e convidados na casa do ex-deputado federal pelo PT, João Fontes. Em todos os locais, Bolsonaro foi recepcionado por um bom volume de fãs e aliados.

Emília e Clécia sem declarações
As pré-candidatas, Emília Corrêa em Aracaju e Clécia Carvalho em Socorro, saíram sem um pedido de apoio expresso do ex-presidente. Ambas participaram de vários momentos, mas foram tratadas como ‘comuns’. Sorte só teve Moana.

Emília de leve
Cumprindo seu discurso de que a eleição de Aracaju não passa pela polarização e sim pela discussão da cidade, a pré-candidata Emília Corrêa não fez mobilização extensa pró-Bolsonaro, como também privilegiou nas suas redes sociais imagens de seus contatos com o povo. O ex-presidente foi coadjuvante. Tem razão Emília, Bolsonaro foi pouco carismático com ela.

Erro de Bolsonaro
O erro do ex-presidente é privilegiar apenas os Valadares. Há membros da direita e adeptos ao bolsonarismo que são anteriores a eles e que ficam à margem das declarações da família Bolsonaro. Erro total!

Rogério e as indiretas
Em evento na cidade de Salgado, o senador Rogério Carvalho discursou com um tom que saiu como alfinetadas no ministro Márcio Macedo. Segundo o petista do orçamento secreto, é preciso avaliar com critério o político que anuncia obras do Governo Federal sem citar o nome do presidente Lula.

Márcio se posiciona
Questionado pela Domingueira sobre as declarações do senador, o ministro Márcio Macedo disse que não perderá tempo com “questões menores”, afirmou ainda que sua prioridade é “trabalhar pelo Brasil e por Sergipe”. Márcio deve, nas próximas semanas, em nome do presidente Lula, lançar novas obras para Sergipe.

Não chegou em Fábio
Uma fonte palaciana disse que não chegou ao conhecimento do governador Fábio Mitidieri a possibilidade de um acordo para Katarina Feitoza ser a candidata do grupo com o apoio de Edvaldo Nogueira e, em contrapartida, o prefeito seria o vice de Fábio em 2026. Para isso, a articulação teria a ‘benção’ da família Andrade, que dizem ser a detentora da vaga de vice na reeleição de Mitidieri. Sendo assim, segue no campo da especulação, ou trataram do assunto sem ainda comunicarem ao líder. Será?

Jackson e Valadares
Os ex-governadores Jackson Barreto e Antônio Carlos Valadares se encontraram hoje no famoso Zé Buraqueiro, no mercado do Augusto Franco. Trataram-se com atenção e educação e chegaram a dividir a mesa por alguns minutos. Todos lembram que ambos já duelaram feio. Valadares enquanto governador coordenou o afastamento de JB da Prefeitura de Aracaju em 1985. Reataram convivência em 1994. Em 2016 e 2018, quando Valadares Filho decidiu disputar a Prefeitura de Aracaju e o Governo de Sergipe respectivamente, eles voltaram a ter duros enfrentamentos. Hoje, pelo gesto do dia, convivem e forma harmônica e cordial.

Republicanos querem saída de Heleno
Membros do Republicanos querem a saída de Heleno Silva da direção do partido. Heleno é apontado como um dos responsáveis pela desestruturação da chapa proporcional para disputar vaga na Câmara de Aracaju. Heleno e Jony apoiam Yandra Moura e ajudaram a levar filiados para o PRD.

JB e Everton
Jackson Barreto e Everton Souza tomaram café também no Zé Buraqueiro. Everton disputa novamente vaga para a  Câmara de Aracaju pelo PV. JB, mesmo Everton estando na Federação PT/PV/PCdoB, não deve apoiar Candisse Carvalho. Ele terá nova reunião com Fábio Mitidieri agora em maio.

Luiz Roberto prorroga afastamento
A pedido do governador Fábio Mitidieri, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto que é pré-candidato a prefeito de Aracaju, prorrogou permanência à frente da pasta. Ele pediria exoneração no próximo dia 30 para cuidar de sua pré-campanha. O afastamento ocorrerá no retorno de Fábio, que está em viagem internacional. Eles devem, antes da saída de Luiz, fazer vistoria em obras por todo o Estado.

Fábio e o reajuste
Antes de partir para os Estados Unidos, o governador Fábio Mitidieri anunciou o reajuste salarial de 10% para os servidores ativos e inativos que fazem parte do PCCV da Administração Geral, do PCCV da Saúde (incluindo o Samu SES) e do PCCV da Engenharia e Arquitetura. Também foi comunicado o reajuste de 7,5% para os empregados das fundações de Saúde, que envolve FHS, Funesa e Parreira Horta. Segundo o governador, a medida atinge quase 25 mil servidores, causando um impacto anual de aproximadamente R$ 96 milhões na folha de pagamento do Estado. No ano passado, esses mesmos servidores do PCCV tiveram reajuste de 10%.

Fábio e o reajuste II
A categoria comemorou o recebimento dos 10% de recomposição na tabela do PCCV. “O sindicato da categoria entende que estamos avançando em relação às perdas após tantos anos de congelamento salarial. Desde 2022, o Estado de Sergipe vem com a política de valorização desses servidores, que sempre tiveram os menores salários”, reconheceu o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Sintrase), Diego Araújo.

Sérgio em alta em Lagarto
O deputado estadual, Sérgio Reis, está em alta no município de Lagarto. Além de líder nas pesquisas, e declarado pré-candidato de Fábio Mitidieri, Reis realizou, com o irmão deputado federal Fábio Reis, o Lagarto Folia. O evento teve no primeiro dia ‘O Gigante’ Léo Santana, ontem foi dia de Tomate e Cheiro de Amor e hoje quem encerra a festa é Timbalada, Psirico e Xandy Harmonia.

Autismo
O secretário de Estado, Chefe da Casa Civil, Jorginho Araujo, participou de um Seminário Nacional sobre o Autismo visando chamar atenção para o “Abril Azul”, mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Esse é um tema de grande importância para toda a sociedade e não apenas para as famílias atípicas. O Governo do Estado tem trabalhado para ampliar e qualificar a assistência prestada às pessoas diagnosticadas com TEA. No ano passado, o governador Fábio Mitidieri sancionou a Lei 86/2023, que institui a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista”, disse o secretário.

Autismo II
A Autora da iniciativa que trouxe o seminário para Sergipe, a deputada federal Katarina Feitoza, que é vice-presidente da Frente Parlamentar de Cuidado das Mães de Crianças e Adolescentes com Deficiência, Autismo e Doenças Raras, afirmou que o evento foi fundamental para ampliar o debate a respeito do tema e, consequentemente, para avançar na assistência prestada a pacientes com autismo, bem como de todas as famílias atípicas.

Yandra coordena encontro
Os partidos União Brasil, Podemos, PRD, Mobiliza, DC e Avante realizaram, neste sábado, um evento motivacional para os pré-candidatos a vereador por Aracaju que apoiam Yandra Moura através dos encontros ‘Novos Caminhos para Aracaju’.

Yandra coordena encontro II
Na ocasião, foram transmitidos conhecimentos jurídicos, de contabilidade eleitoral, comunicação e marketing, além de uma palestra motivacional. O objetivo foi orientar a todos os pré-candidatos sobre o que é permitido fazer durante a pré-campanha eleitoral, além da motivação e dicas de marketing e redes sociais.

Adeus Maria Feliciana!
A Domingueira se solidariza com os familiares da grande sergipana Maria Feliciana. Com 2,25 metros de altura, ela levou Sergipe aos quatro cantos do país e por onde passou demonstrava grande orgulho em ser sergipana de Amparo de São Francisco. Vá em paz, Maria Feliciana! Sergipe teve muito orgulho de você!

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1