Saúde
- Início •
- Blog
Anvisa cancela registro de medicamento usado para tratar doença falciforme
Da Redação
30/10/2023
O registro do medicamento Adakveo (crizanlizumabe) foi cancelado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por falha na comprovação da eficácia do produto. O remédio era indicado para reduzir a frequência de crises vaso-oclusivas em pacientes com 16 anos ou mais, diagnosticados com doença falciforme.
Segundo nota da agência, a falha foi observada no acompanhamento do TC [Termo de Compromisso], firmado entre a empresa e a Anvisa na época da concessão do registro sanitário.
De forma similar, o Comitê dos Medicamentos de Uso Humano da Agência Europeia de Medicamentos, após avaliação do mesmo produto, concluiu que os benefícios do crizanlizumabe não superam seus riscos e recomendou a revogação da autorização condicional de comercialização de Adakveo.
A Anvisa informou que, para os pacientes que ainda estejam recebendo o medicamento fornecido gratuitamente pelo fabricante, a decisão sobre continuar ou não o tratamento deve ser tomada pelos médicos com o consentimento dos pacientes, a partir da avaliação da relação benefício-risco na indicação terapêutica para a qual o remédio está sendo utilizado.
Fonte: Agência Brasil