O ministro do Interior da França, Laurent Nuñez, anunciou nesta sexta-feira, 23, a mobilização de 70 mil policiais e integrantes da Gendarmaria Nacional para os protestos previstos para este sábado, 24, em todo o país. A Gendarmaria é uma força de natureza militar que também faz policiamento de rua.
Segundo Nuñez, o dispositivo será extremamente móvel, ágil e contundente, com equipes em terra e no ar, unidades especiais, helicópteros e drones. O ministro disse que o governo está preparado para agir com extrema firmeza e não tolerar nada, e afirmou que não se trata de um protesto pacífico. Ele também prometeu rigor contra saques e vandalismo e citou apelos nas redes sociais para ataques a prédios públicos.
A mobilização ocorre após o fim de semana anterior, quando houve confrontos, violência e saques em Paris, Lyon, Marselha e outras cidades. Mais de 2 mil pessoas foram presas, segundo as informações divulgadas. Na ocasião, o governo avaliou que o esquema de segurança foi estático demais e prometeu um dispositivo massivo para os novos atos.
Os protestos têm como motivos a oposição a propostas de cortes no orçamento público, o aumento do custo de vida e a insatisfação com a situação econômica e política do país. Nuñez também justificou a decisão de manter o dispositivo reforçado pelo risco muito elevado de distúrbios da ordem pública.







