Nesta quarta-feira, 9, o candidato ao Senado Delegado Alessandro Vieira (MDB/SE) comentou, através das suas redes sociais, sobre a decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a recondução de Andrei Rodrigues ao cargo de diretor-geral da Polícia Federal. A decisão também reintegrou o delegado Leandro Almada, diretor de Inteligência Policial da corporação.
Para Alessandro, a decisão aprofunda a crise institucional e contribui para o desgaste da imagem do Supremo. “De ilegalidade em ilegalidade vão destruindo o que resta de credibilidade da Justiça”, afirmou o senador.
Na avaliação do parlamentar, a decisão de Dino também enfraquece a autoridade do presidente do STF, ministro Edson Fachin, que já tinha recebido recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) relacionado ao afastamento e havia estabelecido prazo de três dias para esclarecimentos. “Foi atropelado por uma decisão proferida em um processo que trata de assunto diverso”, afirmou Alessandro.
O senador questionou ainda os fundamentos da medida e afirmou não enxergar, na decisão, preocupação prioritária com o funcionamento da Justiça ou das investigações policiais. “Não vejo na decisão absolutamente nenhuma preocupação com a Justiça ou com o funcionamento de investigações policiais. Vejo apenas disputa pelo poder na corte e o esforço para proteger aliados internos como Moraes”, declarou.
A decisão de Dino ocorreu menos de 24 horas depois de André Mendonça determinar o afastamento preventivo de Andrei Rodrigues e de Leandro Almada.
Segundo informações divulgadas pela CNN Brasil, Dino utilizou um inquérito sob sua relatoria para determinar a reintegração dos dois delegados.








