Moradores da Rua B, do Loteamento Madre Paulina, em São Cristóvão, denunciaram na última quinta-feira, 3, para a Rádio Fan FM, problemas com descarte de lixo na região. As denúncias contemplavam desde um acúmulo abundante de lixo na via a dificuldades no acesso para o descarte dos resíduos.
No vídeo enviado, moradores questionavam um acúmulo de lixo na via, a pavimentação parcial do trecho, além de solicitar a implatação de uma caixa coletora de resíduos no trecho, visando viabilizar o descarte e evitar o despejo dos detritos em via pública.
A costureira e moradora, Gisele Dantas, relatou que o problema já mobilizou a adoção de várias práticas para frear os impactos em seu lar, como remédios e barreiras.
“A gente fez uma cerquinha para o lixo não estar vindo para nossa porta. Porque a nossa porta ficava fedendo, cheia de lixo. Aí a gente já não aguentava mais, né? E a gente não tinha tempo de todo dia estar varrendo. Aí a gente planejou de fazer essa cerquinha para o lixo não descer”, disse a trabalhadora.
Gisele ressaltou ainda que a serviço de coleta funciona regularmente três dias por semana, mas o acúmulo permanece há cerca de um ano no local.
Durante nossa apuração, contatamos a Prefeitura de São Cristóvão que enviou uma equipe da Via Norte, empresa prestadora de serviços urbanos no município, para a retirada do aglomerado de lixo.
O Portal Fan F1 conversou com Yuri Carlos, supervisor da Via Norte, que reforçou o cumprimento da coleta de forma contínua e pediu compreensão dos moradores.
“A gente pede a compreensão dos moradores, que deixem suas bolsas de lixo na frente de suas residências, não fique acumulando esse lixo, que se torna um ponto de lixo e aí todo mundo que passa joga. Inclusive hoje nessa localidade, a gente já teve coleta. Mas aí como tem um problema de ter que estar catando lixo, fazendo um serviço mais detalhado, a gente precisa de um apoio também da outra nossa equipe, que é da mecanizada. Para ela chegar, demora mais um pouquinho porque a gente já trabalha com ela por região. O serviço de coleta não, é uma dinâmica mais eficaz”, declarou o supervisor.
No entanto, a comunidade ainda enfrenta problemas com a acessibilidade do descarte e demanda um ponto de coleta na região, visando evitar que o problema volte a se repetir e facilitar o despejo dos detritos para localidades. Além de solicitar a continuidade da pavimentação, de forma que auxilie a rotina dos moradores.
O que diz a Prefeitura
Em nota, a Prefeitura de São Cristóvão reforçou a regularidade do serviço de coleta e informou continuidade do veículo até o trecho não pavimentado para realização do serviço.
Relacionado ao pedido para a implantação de uma caixa de coleta, a administração municipal realtou não ser “indicada” a implementação do instrumentos.
“Em relação à instalação de uma caixa para armazenamento de resíduos no local, a medida não é indicada por se tratar de uma área residencial, o que poderia contribuir para a formação de um ponto insalubre e inadequado para a população”
A gestão afirmou ainda que a localidade já está inserida no cronograma de serviços de infraestrutura do município para a realização de “intervenção”.
Confira a entrevista completa:








