Pesquisadora da UFS cria tecnologia inovadora e vence prêmio em simpósio internacional

A pesquisadora Bárbara Santos, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), integrante do Grupo de Estudos em Melhoramento Vegetal do Semiárido (GEMS), ficou em 1º lugar na categoria mestrado, pelo prêmio Prof. Aluízio Borém, durante o XVII Simpósio Internacional de Melhoramento de Plantas, realizado na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

A tecnologia empregada na pesquisa contribui para a identificação de plantas com características mais adequadas às condições edafoclimáticas do alto sertão sergipano, propondo desenvolver cultivos mais resistentes, sendo capazes de apresentar melhor desempenho diante dos desafios encontrados na produção agrícola do semiárido.

A utilização de tecnologias de precisão no melhoramento de plantas também amplia as possibilidades de desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável e adaptada às condições do semiárido.

Engenheira Agrônoma formada pelo Campus do Sertão da UFS, Bárbara Santos desenvolve uma pesquisa voltada ao melhoramento genético do milho, utilizando imagens obtidas por drones para desenvolver modelos de predição capazes de identificar genótipos com maior eficiência no aproveitamento do nitrogênio desde as fases iniciais de desenvolvimento.

A premiação obtida no simpósio reforça a projeção da produção científica da universidade em espaços nacionais e internacionais, demonstrando que as pesquisas contribuem para à sustentabilidade da produção agrícola e à segurança alimentar.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *