Durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 25, o delegado Dernival Eloi apresentou informações sobre a operação deflagrada no início da manhã contra fraudes e desvios de verbas públicas em contratos da Prefeitura de Aracaju e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), relacionados a contratos emergenciais de limpeza urbana e outras contratações municipais.
Na ocasião, o delegado informou que a operação realizada nesta terça-feira não tem relação, até o momento, com a apreensão de R$ 240 mil em dinheiro com César Dias, servidor da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju, após denúncias de desvio de recursos ocorridas em junho.
“São fatos independentes essa operação da flagrada no dia de hoje, não tem vinculação até o momento, nós não podemos comprovar que tenha havido com a pressão que temos no mês de junho, são inquéritos independentes, sendo que nós estamos trabalhando de forma integrada e pode ser que as provas escolhidas no dia de hoje cruzem essas investigações no futuro”.
Durante a ação, foram apreendidos materiais como notebooks, celulares e outros equipamentos eletrônicos que serão analisados pela investigação. Segundo o delegado, o trabalho de análise do material pode levar tempo. “Demora um pouco, é um farto documento, são computadores, notebooks, celulares que demandam tempo investigativo, alguns dispositivos eletrônicos não foram desbloqueados pelos proprietários, então isso certamente demanda um bom tempo”.
Operação Histograma
Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em endereços ligados a empresas públicas, empresas privadas e pessoas físicas, dentre eles, o ex-presidente da Emsurb, Hugo Esoj, nas cidades de Aracaju, Barra dos Coqueiros e no estado da Bahia.
Na Emsurb foram recolhidos documentos e computadores. Já no prédio da prefeitura de Aracaju o alvo foi a Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão – SEPLOG.
De acordo com a Polícia Civil, a investigação teve início após o recebimento de uma notícia-crime sobre graves irregularidades em contratos emergenciais do setor de limpeza urbana, no âmbito da Emsurb. As diligências investigativas constataram uma série de atipicidades e inconsistências documentais, indicando que a empresa contratada começou a atuar oferecendo descontos expressivos nos serviços de limpeza urbana, se comparados aos valores do projeto básico estabelecido pelo próprio órgão.
Contudo, em contratos subsequentes firmados no mesmo ano, houve aumentos drásticos nas tarifas unitárias, eliminando a vantagem inicial e indicando uma provável recomposição artificial de preços.
Paralelamente, a empresa investigada também ampliou sua presença no município ao vencer um novo certame de grande vulto na Secretaria Municipal da Educação (Semed).








